segunda-feira, 24 de março de 2014

Instituto NT busca recursos para não fechar as portas

Com as portas fechadas ao público desde o começo de janeiro, quando entrou em recesso de verão, o Instituto NT de Cinema e Cultura ameaça tornar definitiva a suspensão das atividades caso não consiga patrocínio para a exibição de filmes.
Se a direção do NT seguir sem apoio financeiro até o fim do próximo mês, deverá oficializar o fim do espaço cultural que funciona em um casarão histórico da Capital desde 2009.
Esse é o último estágio de uma longa busca por uma maneira de tornar o instituto sustentável economicamente. Com uma sala de exibição de 50 lugares, outra de exposições e uma cafeteria, o NT exigia até 2013 cerca de R$ 50 mil mensais para manutenção – valor que pode se alterar conforme a proposta de utilização do lugar. Como as receitas não cobrem os custos, o diretor do espaço, Roberto Turquenitch, desde o lançamento do projeto tenta encontrar um patrocinador. Sem sucesso.
– Se eu pudesse pegar o instituto e levá-lo para Rio ou São Paulo, faria isso. Aqui eu tento encontrar um apoiador há vários anos e não consigo. Tentei órgãos públicos e empresas, e até agora não deu em nada. Lá (no centro do país) é bem mais fácil –desabafa Turquenitch.
Uma das últimas apostas do responsável pelo Instituto NT (iniciais do nome de seu pai, Naum Turquenitch) é a proposta de parceria encaminhada a dois grandes bancos brasileiros por ele, que também é diretor da produtora TGD Filmes. Beto, como é mais conhecido, espera uma definição até o final de abril. Depois disso, pretende selar o destino do espaço cultural que foi inaugurado com uma mostra dedicada ao diretor italiano Federico Fellini e se tornou conhecido pela programação dedicada a filmes de arte.
Além do significado artístico, o casarão localizado no número 1.111 da Rua Marquês do Pombal, no bairro Auxiliadora, tem importância histórica: tombada pelo patrimônio histórico, a construção erguida no princípio do século passado é conhecida como Casa Boni por ter sido projetada pelo arquiteto italiano Armando Boni, também responsável por prédios como o da Livraria do Globo, na Rua dos Andradas, e pela concha acústica do antigo Auditório Araújo Vianna.
O imóvel já se encontra disponível para aluguel – o que poderia ser revisto se Turquenitch finalmente encontrar o patrocinador que tanto procura. Se não conseguir, o cinema de arte deverá mesmo ser despejado do antigo casarão da Marquês do Pombal.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2014/03/instituto-nt-busca-recursos-para-nao-fechar-as-portas-4454319.html 


















O Instituto NT ocupa um casarão tombado, na Rua Marquês do Pombal Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário