quarta-feira, 12 de março de 2014

Olinda faz aniversário e recebe Certificado do Frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Olinda comemora nesta quarta-feira, dia 12 de março, 479 anos de história e, como parte das celebrações, vai receber da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado, o Certificado do Frevo, Expressão Artística do Carnaval do Recife como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.  A cerimônia de entrega está marcada para as 16h30 na sede da prefeitura, mas a festa começa cedo, às 6hs, com um repique de sinos das igrejas do Sítio Histórico. 
Um palco foi montado em frente à prefeitura da cidade, no bairro do Varadouro, e no final do dia será possível assistir a apresentação de um coral formado por crianças. Na sequência, haverá o bolo de aniversário e a apresentação de banda Bonina, formada por cinco mulheres. A irmã mais nova, Recife, faz aniversário no mesmo dia, e comemora 477 anos.

Frevo: Patrimônio Cultural do Brasil e do Mundo
Desde 05 de dezembro de 2012 o Frevo Pernambucano é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título concedido pela UNESCO durante a 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ocorrida em Paris. No Brasil, foi inscrito pelo IPHAN no Livro de Registro das Formas de Expressão como Patrimônio Cultural Brasileiro em fevereiro de 2007.

Considerado uma das mais ricas expressões da inventividade e capacidade de realização popular na cultura brasileira, o frevo é uma forma de expressão musical, coreográfica e poética, enraizada no Recife e em Olinda, em Pernambuco. O gênero musical urbano surgiu no final do século XIX, no carnaval, em um momento de transição e efervescência social como uma forma de expressão popular nessas cidades. O Frevo é formado pela grande mescla de gêneros musicais, danças, capoeira e artesanato. É uma das mais ricas expressões da inventividade e capacidade de realização popular na cultura brasileira. Possui a capacidade de promover a criatividade humana e também o respeito à diversidade cultural.

Desde suas origens, o frevo expressa protesto político e crítica social em forma de música, dança e poesia, constituindo-se em símbolo de resistência da cultura pernambucana e expressão significativa da diversidade cultural brasileira.

Saiba mais sobre o frevo no site do IPHAN, clicando aqui

Assessoria de Comunicação IPHAN
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Isadora Fonseca – isadora.fonseca@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5476 / 2024-5479
9381-7543
www.iphan.gov.br www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr
Fonte: Ascom - IPHAN 











Nenhum comentário:

Postar um comentário