quinta-feira, 13 de março de 2014

E o edifício de Rino Levi não resistiu

Publiquei no blog uma matéria em 12/02/14 ( http://historiaearquitetura.blogspot.com.br/2014/02/edificio-de-rino-levi-na-rua-augusta.html ) sobre o edifício Nicolau Schiesser, localizado na Rua Augusta, em São Paulo, de 1933 estava sendo demolido. Nada foi feito pelos órgãos de tombamento em São Paulo e o prédio acabou mesmo sendo demolido, como mostra a reportagem abaixo:

Conforme já prevíamos o Edifício Nicolau Schiesser não sobreviveu. Graças a inércia da dupla DPH/CONPRESP, nada foi feito para salvar o prédio projetado pelo célebre arquiteto Rino Levi. Apesar de parecer bastante depreciado por fora, devido aos “puxadinhos” que foram feitos ao nível da rua, o imóvel permanecia preservado no seu interior. Mesmo assim sucumbiu diante da ganância das construtoras e da sede por novos terrenos em regiões nobres da capital paulista.
A gestão de Nádia Somekh diante do DPH, que parecia ser uma grande ideia da gestão Haddad, já começa a se mostrar como uma grande decepção. A cidade está tendo inúmeros imóveis significativos indo ao chão e tanto o órgão como a diretoria parecem estar em um sono digno de Branca de Neve, será que acordarão a tempo de preservar o cada vez mais minguado patrimônio histórico de São Paulo ?
Veja mais fotos do local após a demolição (clique para ampliar):
Crédito: Glaucia Garcia de Carvalho
Agradecimentos: Roberto Schiesser e Romano Guerra Editora
Literatura recomendada: ANELLI, Renato; GUERRA, Abílio; KON, Nelson. “Rino Levi. Arquitetura e cidade”. São Paulo, Romano Guerra, 2001
Saiba mais: Conheça a casa onde viveu Nicolau Schiesser:
 Autor: Douglas Nascimento














Fachada do Edifício Nicolau Schiesse - Courtesy of Cortesia da Família Schiesser


















Prédio demolido - Crédito: Glaucia Garcia de Carvalho 


















Prédio demolido - Crédito: Glaucia Garcia de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário