sábado, 1 de março de 2014

Justiça pede que Masp libere área de seu vão livre

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo entrou com ação civil que solicita a remoção das bilheterias

Projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) deverá fazer um estudo preliminar para retirar a bilheteria e biombos do vão livre.
Após o descumprimento de decisão do Conselho do Patrimônio Histórico Estadual (Condephaat) em março de 2013, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo entrou com uma ação civil contra o museu.
Entidades e órgãos de proteção ao patrimônio histórico e artístico cobram a remoção e afirmam que as estruturas atualmente instaladas no espaço não fazem parte do projeto original da arquiteta ítalobrasileira. Durante audiência realizada dia 22 de janeiro, o Masp se comprometeu a apresentar o estudo em, no máximo, 60 dias.
Em 1997, a bilheteria foi instalada em caráter provisório e, ao longo dos anos, ganhou a companhia de um guarda volumes e um sistema de detectores de metais. “Existe necessidade de controle de acesso, mas achamos que isso deveria ser feitos de maneira menos agressiva à arquitetura do museu”, sugere o arquiteto Renato Anelli, diretor do Instituto Lina Bo Bardi e P.M. Bardi.
De acordo com a Procuradoria do Estado, caso o museu não apresente o projeto até o prazo delimitado, a ação irá para julgamento e a remoção será realizada conforme a decisão e datas estipuladas pelo juiz.
No final do ano passado, o vão livre do Masp esteve no centro de uma polêmica, quando a prefeitura de São Paulo sugeriu fechar o vão livre do museu por razões de segurança.
Publicada originalmente em ARCOweb em 26 de Fevereiro de 2014

Fonte: http://arcoweb.com.br/noticias/noticias/justica-masp-retirar-bilheteria-vao-livre 


Nenhum comentário:

Postar um comentário