terça-feira, 25 de março de 2014

Orla de Coqueiros e Itaguaçu, obras de Hassis e praias de Florianópolis são tombadas

Decretos foram assinados pelo prefeito Cesar Souza Júnior durante o aniversário de Florianópolis, no domingo

 

Felipe Alves  -  Florianópolis

Praias, pedras e obras artísticas que fazem parte da história de Florianópolis foram tombadas neste domingo como patrimônio cultural, artístico, histórico e paisagístico. Os decretos de tombamento foram assinados pelo prefeito Cesar Souza Júnior (PSD), no parque de Coqueiros, dentro da programação do aniversário de 288 anos da Capital.
“Eram espaços que, para minha surpresa, não estavam tombados da forma correta. Com estes decretos, iremos proteger estes importantes locais da cidade, que têm grande valor cultural, artístico e histórico”, disse o prefeito. Hoje, Cesar se licencia do cargo de prefeito durante duas semanas, para cumprir agenda oficial na Colômbia e nos Estados Unidos. O vice João Amin assume o cargo.
Toda a orla de Coqueiros e Itaguaçu, no Continente, assim como as pedras do local, agora são tombadas como patrimônios paisagístico e cultural. Já os conjuntos históricos e paisagísticos do Ribeirão da Ilha, de Santo Antônio de Lisboa e da praia das Flores, em Sambaqui, também receberam o título de patrimônio histórico, artístico e natural da cidade.
A pavimentação em pedras portuguesas do tipo petit-pavé em preto e branco espalhada pela praça 15, no Centro da Capital, também foi tombada. Os 47 painéis do artista plástico Hassis, confeccionados na década de 1960, são agora patrimônios históricos e artísticos de Florianópolis.
Segundo o prefeito, durante um ano o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o Sephan (Serviço de Patrimônio Histórico) e o Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) trabalharam para os tombamentos. Agora, esses órgãos estão dando encaminhando para que outros locais de Florianópolis também sejam tombados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário