domingo, 23 de março de 2014

Requalificação do primeiro pavimento da Torre Eiffel / Moatti-Rivière

 Arquitetos: Moatti-Rivière
Localização: Torre Eiffel, Champ de Mars, 5 Avenue Anatole France, 75007 Paris, França
Área: 4586.0 m²
Ano Do Projeto: 2014
Fotografias: Courtesy of Moatti-Rivière
Museologia: Lydia Elhadad
Projeto Lumínico: 8’18’’
Escritório De Design: GINGER
Economista: Fabrice Bougon
Multimídia: Vincent Taurisson
Engenharia De Fachada: RFR
Construtora: BATEG
Cliente: SETE

Novas edificações e espaços públicos inteiramente requalificados para tornar o primeiro pavimento da Torre Eiffel novamente o lugar mais espetacular e atraente de Paris, 57 metros acima da cidade.
Desde a última transformação do primeiro pavimento há 30 anos, a Torre recebeu mais visitantes que durante todo seu primeiro século de existência. Os pavilhões e espaços públicos dos anos 1980 estão agora obsoletos e não comportam mais contingente de visitantes, suas expectativas e padrões.
O projeto de reorganização do pavimento inclui: reconstruir a recepção e salas de conferência, transformando-as no local de eventos mais atrativo de Paris; reconstruir o pavilhão dedicado aos serviços de visitantes, particularmente restaurante e lojas; criar um trajeto museográfico educativo; e, finalmente, criar duas atrações: descobrir os detalhes do monumento através da pavimentação e guarda-corpos de vidro, e um filme "imersão" que promete fortes emoções. 
Objetivos importantes da política de desenvolvimento sustentável para a Torre Eiffel: acessibilidade e redução da pegada de carbono.
Hoje em dia, pessoas com dificuldades de mobilidade não podem acessar a maior parte do primeiro pavimento da Torre. Com a reorganização, todos os visitantes poderão desfrutar de todo o espaço e serviços.
Novos padrões de construção, energia solar para aquecimento, energia hidráulica e reuso de água da chuva, iluminação LED: diversas estratégias serão implantadas para ajudar a melhorar o desempenho energético da Torre.
Um arquitetura "influenciada", projetada inteiramente em diagonais e transparência pelos arquitetos Moatti-Rivière, proporcionando uma melhor experiência da Torre e de Parais, além de respeitar o monumento e sua história. 
Os novos pavilhões são influenciados pelos pilares projetados por Gustave Eiffel, eles abraçam a inclinação da Torre. Os volumes são incorporados pelas curvas dos pilares. As áreas de serviço estão localizadas próximas aos frontões para preservar a transparência central. 
O pavimento é projetado como um espaço urbano real, com suas ruas, seus edifícios e seu espaço central, 57 metros acima do solo. 
O projeto oferece uma melhor experiência da Torre e de Paris, uma experiência sensorial e de entretenimento.
A requalificação está sob responsabilidade dos arquitetos do escritório Moatti-Rivière, em um consórcio com Bateg, responsável pela construção. 

Fonte: Aguilar, Cristian. "Requalificação do primeiro pavimento da Torre Eiffel / Moatti-Rivière" [Eiffel Tower's 1st Floor Redevelopment / Moatti-Rivière] 22 Mar 2014. ArchDaily. (Baratto, Romullo Trans.) Accessed 23 Mar 2014.

http://www.archdaily.com.br/br/01-183870/requalificacao-do-primeiro-pavimento-da-torre-eiffel-slash-moatti-riviere 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário