terça-feira, 18 de março de 2014

Interior da casa onde Aluísio Azevedo morou em São Luís está destruído

O interior da casa onde o escritor Aluísio Azevedo morou em São Luís já foi destruído e está praticamente pronto para virar um estacionamento, como mostram imagens feitas na tarde desta segunda-feira (17). O maranhense Aluísio Azevedo é considerado um dos maiores escritores brasileiros, autor de clássicos da literatura como 'O Mulato' e 'O Cortiço'.
A casa, localizada na Rua do Sol, na esquina com a Rua da Mangueira, no Centro Histórico de São Luís, fica em meio ao conjunto histórico e arquitetônico intitulado como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco há 17 anos, segundo o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).
Um inquérito policial investiga a demolição do local e ainda não foi concluído, mas uma cópia do documento preliminar já foi encaminhada para consulta ao Ministério Público do Maranhão nesta segunda-feira, segundo a Delegacia de Meio Ambiente.
De acordo com a delegacia, para ser finalizado, o inquérito aguarda um laudo do Instituto de Criminalística (Icrim) sobre a deterioração do imóvel. A Superintendência do Patrimônio Cultural (SPC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado, confirmou que o interior da casa está parcialmente destruído.

Em contato com o G1, a Superintendência afirmou que a aprovação do projeto para o imóvel era referente a um estabelecimento comercial e seriam feitos reparos como pintura, forro, piso e esquadrias.
De acordo com o MP, o proprietário do imóvel pode ser indiciado criminalmente por demolição do patrimônio público caso a intenção de transformar o local em um estacionamento seja tecnicamente comprovada.

Nota da redação: Nesta terça a SPC divulgou nota explicando todo o processo. Leia abaixo.
A obra foi embargada pela equipe de fiscais da Superintendência, pois constatamos divergências com o projeto aprovado, ou seja, a destruição parcial da parte interna da edificação. Diante disso, chamamos o proprietário que assinou um Termo de Compromisso com o objetivo de corrigir os erros, porém isto não foi feito. Logo, administrativamente o Governo do Estado tomou todas as providências possíveis. Então, encaminhamos o processo para ser apurado o crime contra o patrimônio através da Delegacia Especial de Meio Ambiente - Delegado Dr. Eduardo Jansen, que instaurou inquérito policial. E também encaminhamos para o Ministério Público Estadual - Promotor Dr. Fernando Barreto que após a conclusão do inquérito, que entrará com uma ação cautelar para impedir o uso como estacionamento privativo, caso seja esta a intenção do proprietário.

Entenda
A denúncia de que a casa onde Aluísio Azevedo morou em São Luís poderia virar um estacionamento foi feita no dia 11 de março pelo IHGM na página da instituição no Facebook. A postagem diz o seguinte: "Veja o estado de deterioração que se encontra a casa onde residiu o escritor Aluísio Azevedo, fundador do naturalismo no Brasil e autor de várias obras clássicas da nossa literatura. Nesse mirante ele escreveu 'O Mulato'. A casa está localizada à Rua do Sol, Centro, São Luís - Maranhão. Segundo informações colhidas no local, está sendo preparada para funcionar como um estacionamento de carros".

Fonte:  http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2014/03/interior-da-casa-onde-aluisio-azevedo-morou-em-sao-luis-esta-destruido.html




















Interior da casa onde Aluísio Azevedo morou está destruído (Foto: De Jesus/O Estado)




















Casa onde Aluísio Azevedo morava não tem mais cômodos (Foto: De Jesus/O Estado)




















Deteriorada, casa onde Aluísio Azevedo morou pode virar estacionamento (Foto: Douglas Jr/O Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário