segunda-feira, 31 de março de 2014

Exposição "Deutscher Werkbund – 100 anos de Arquitetura e Design na Alemanha", no CCSP

Amanhã, sábado 29 de março, será aberta a exposição “Deutscher Werkbund – 100 anos de Arquitetura e Design na Alemanha”, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A exposição, inédita no Brasil, faz parte da programação da Temporada da Alemanha no Brasil. Criado em 1907, o Deutscher Werkbund foi um dos primeiros movimentos do mundo a estabelecer paradigmas para uma arquitetura mais adequada à era industrial, assim como um design industrial mais funcional. Ativo até hoje, o movimento completou 100 anos em 2007.
A exposição no CCSP estará aberta à visitação do dia 29 de março ao dia 18 de maio de 2014. Inédita no Brasil, São Paulo é a primeira estadia do Werkbund na América Latina, de onde seguirá para Montevidéu, Santiago e La Paz.
Responsável pela famosa exposição de arquitetura de Stuttgart, em 1927, o Werkbund revolucionou a concepção de arquitetura moderna no país e, com a Bauhaus, ajudou a consolidar o design alemão como referência europeia de vanguarda. No entanto, o movimento Werkbund ainda é conhecido apenas em círculos especializados no Brasil. A turnê internacional da exposição pretende mudar esse cenário apresentando ao público a trajetória de vanguarda que mudou os rumos da arquitetura e do design na Alemanha e no mundo.
A exposição conta com 88 painéis de informações, 11 modelos arquitetônicos, 12 vitrines de louça e 16 peças de móveis que farão uma reconstrução histórica do Werkbund através do último século. Serão apresentadas obras de Walter Gropius, Mies van der Rohe, Marcel Breuer, Peter Behrens, Hermann Gretsch, Wilhelm Wagenfeld e Richard Riemerschmid entre outros. 
“Deutscher Werkbund” é uma realização do Museu de Arquitetura da Universidade Técnica de Munique (TU München) e do Instituto para Assuntos Internacionais de Stuttgart (IFA). A sua vinda para o Brasil conta com o apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) em cooperação com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o escritório para América Latina da Universidade Técnica de Munique (TUM). 
Deutscher Werkbund – 100 anos de Arquitetura e Design na Alemanha
  • Abertura: 29 de março de 2014 às 15h 
  • Local: Centro Cultural de São Paulo (CCSP) - Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo - SP
  • Visitação: de 29 de março a 18 de maio de 2014 
  • Horários: de terça a sexta-feira das 10h às 20h - sábado, domingos e feriados das 10h às18h 
  • Visitas guiadas mediante agendamento
Fonte:Romullo Baratto. "Exposição "Deutscher Werkbund – 100 anos de Arquitetura e Design na Alemanha", no CCSP" 28 Mar 2014. ArchDaily. Accessed 31 Mar 2014.

http://www.archdaily.com.br/br/01-186314/exposicao-deutscher-werkbund-100-anos-de-arquitetura-e-design-na-alemanha-no-ccsp 




Nenhum comentário:

Postar um comentário