quarta-feira, 28 de maio de 2014

A primeira periferia do Brasil

Exposição do Museu de Arte do Rio conta a história da zona portuária da capital carioca através de 200 imagens que traçam um panorama da região

27/5/2014

Por meio de fotografias antigas e pinturas, bem como imagens recentes e instalações, o Museu de Arte do Rio (MAR) recebe a exposição “Do Valongo à Favela: imaginário e periferia”. A mostra traz o panorama da região Portuária do Rio de Janeiro, considerada a primeira periferia do Brasil.
A região que já sofreu diversas modificações, e que atualmente passa por obras ligadas ao Porto Maravilha, tem sua história contada através de 200 peças que compõe a mostra. Entre objetos, documentos e obras de arte contemporânea, que ocupam todo o terceiro andar do MAR, o projeto reafirma a sua posição de se comunicar com a história do entorno do museu. As representações incluem o LP de Bezerra da Silva Eu não sou santo, na qual o cantor aparece crucificado e com armas na mão, fazendo uma referência ao papel do traficante nas comunidades abandonadas pelo Estado, um dos principais problemas da região.
“Do Valongo à Favela” é dividia em oito núcleos e traz obras de artistas como Lasar Segall, Ayrsson Heráclito, José dos Reis Carvalho, Djanira, Di Cavalcanti, entre outros. A mostra é a principal exposição do Museu de Arte do Rio para 2014 e fica em cartaz até fevereiro de 2015.
 
Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro
Mais informações: (21) 3031-2741
Entrada: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)

Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/agenda/a-primeira-periferia-do-brasil 




Nenhum comentário:

Postar um comentário