quinta-feira, 1 de maio de 2014

Casarões históricos são preservados e resgatam a história de Tietê

A história da cidade de Tietê (SP) é preservada por meio da arquitetura. Antigos casarões e prédios históricos são conservados pela população e pelo poder público. O historiador e fotógrafo Luiz Antônio Paladini, de 88 anos, possui 67 anos dedicados à fotografia. Ele diz que são muitos os casarões que ainda contam um pouco da história do município, como por exemplo, o prédio onde funciona a Câmara Municipal que já foi teatro.
Outro local histórico é onde atualmente funciona um restaurante. O prédio serviu como pousada a Dom Pedro I quando visitou a cidade, no século 19. “Dom Pedro esteve na cidade duas vezes, inclusive ele veio de trem para Tietê. E uma das vezes ele dormiu na casa de Antônio Manoel Alves, onde hoje é um restaurante”, explica Paladini.
O historiador também conta sobre outros prédios antigos da cidade, como por exemplo, o local onde funciona a prefeitura: “Onde está o prédio da prefeitura foi construída a primeira igreja da matriz da cidade. Inclusive, atrás da igreja foi construído o segundo cemitério da cidade. Depois demoliram a igreja e fizeram um mercado, e depois que derrubaram o mercado, fizeram na mesma praça o prédio do Fórum. Quando o fórum ficou pequeno, o prédio foi deixado para a prefeitura.”
Na mesma região dos prédios antigos morou a família do aposentado Arlindo Beloto. Ele relembra da época da construção da casa onde morou com os pais quando criança. “Uma quadra para cima da prefeitura era a casa de meus pais, que hoje já foram vendidas. E em frente a casa, quando foi construída, nós achamos lapides, crânios. Vestígios de que um cemitério tinha sido construído ali”, diz.
O apaixonado pela cidade comenta que a preservação dos prédios parte dos moradores que demonstram carinho e respeito à cultura do município. “Nós temos a condição de relacionar os prédios antigos, as histórias das ruas de Tietê e mais muitas histórias que existem”, exclama.
Segundo o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), o requisito básico para um imóvel ser preservado é ter valor relevante para todo o Estado de São Paulo. Além da arquitetura da construção, acabamento artístico, a presença de obras, ornamentos e objetos de arte e valores afetivos.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/04/casaroes-historicos-sao-preservados-e-resgatam-historia-de-tiete.html 




















Casarões preservados são exemplos de cuidado e respeito ao passado (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário