quinta-feira, 15 de maio de 2014

Convênio garante recursos para recuperação da Fábrica Progresso, em São Luís (MA)

Na próxima sexta-feira, dia 16 de maio, no Palácio dos Leões, em São Luís (MA) será assinado convênio entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Petrobrás que garante o repasse de R$ 11 milhões para a restauração da Fábrica Progresso. O convênio será assinado na presença da presidenta do IPHAN, Jurema Machado, da governadora Roseana Sarney, do Vice-Reitor da UFMA, Antônio Oliveira, da superintendente do IPHAN-MA, Kátia Bogea, e do Gerente Geral de Implantação da Refinaria Premium I da Petrobrás, Paulo Turazzi de Carvalho.
O prédio da Fábrica Progresso, construído no final do século XIX, onde também funcionou o Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado (SIOGE), localizado na Rua Antônio Rayol, no centro de São Luís, foi cedido pelo Governo do Maranhão por vinte anos à UFMA  como parte da parceria estabelecida entre IPHAN e UFMA visando à reabilitação do Centro Histórico de São Luís. No local deverá abrigar um grande núcleo universitário. O IPHAN indicou o repasse à Petrobrás, no âmbito do Licenciamento Ambiental da Refinaria Premium I indicou, como medida de mitigação aos impactos do empreendimento ao patrimônio arqueológico. Ainda no âmbito do licenciamento ambienta, o IPHAN-MA apresentou à Petrobras a proposta para a realização do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) das cidades de Rosário, Santa Rita e Bacabeira. O resultado do inventário será entregue durante a cerimônia no Palácio dos Leões. (Leia mais clicando aqui.)
   
Mais uma área recuperada no Centro Histórico de São Luís
Com cerca de 4,4 mil metros quadrados, a Fábrica Progresso será totalmente restaurado pela UFMA com o acompanhamento técnico do IPHAN-MA para instalação do Núcleo de Arqueologia que terá como missão a guarda e catalogação do material arqueológico que é, legalmente, de propriedade da União. Também serão desenvolvidas pesquisas e estudos de interesse público de relevância para o patrimônio arqueológico. O Centro contará com espaço para exposição permanente sobre o Patrimônio Arqueológico do Maranhão, com uma mostra que abrigará as mais de 70 mil peças encontradas nas escavações feitas no terreno da refinaria Premium I, no município de Bacabeira. O edifício terá ainda laboratório, reserva técnica para abrigar os achados arqueológicos e salas de aula. O espaço também abrigará o curso de História e a pós-graduação.
Com a recuperação, a Fábrica Progresso passará a integrar o Complexo Universitário da UFMA junto com a Fábrica Santa Amélia, também restaurada na parceria entre o IPHAN-MA e a Universidade em prol da revitalização do Centro Histórico de São Luís. Além dessas obras, IPHAN também repassou recursos para a UFMA, dentro do Programa PAC Cidades Históricas, para a restauração do Palácio Cristo Rei, Palácio das Lágrimas, Fórum Universitário e o Teatro de Tablado.
Ainda no âmbito do PAC Cidades Históricas, na mesma cerimônia, será assinada a ordem de serviço que autoriza o início da obra de reforma e adaptação do prédio à Rua da Estrela, n°341, Centro Histórico de São Luís, para sediar o anexo da Faculdade de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no valor de R$ 2,6 milhões.

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18440&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário