sábado, 10 de maio de 2014

Pedro Mendes da Rocha: Museu do Açúcar e do Etanol, Piracicaba, SP

Arquitetura da cana

Elementos metálicos dialogam com a estrutura de alvenaria em históricos galpões do engenho que abrigará um novo museu

Estruturas pré-moldadas, chapas e perfis metálicos organizam os ambientes do futuro Museu do Açúcar e do Etanol, que será implantado a partir da reforma dos Galpões do Engenho Central de Piracicaba, no interior paulista.
Além do projeto arquitetônico, o programa museográfico também é assinado pelo arquiteto Pedro Mendes da Rocha, enquanto a museologia ficará a cargo de Fábio Magalhães.
Tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico Municipal, o complexo de beneficiamento canavieiro, inaugurado em 1881, passará por uma intervenção em seus galpões 5, 7A e 7B, idealizada a fim de transformá-lo em um espaço de transição entre o passado e o presente, e entre os ambientes externos e internos.
Ao longo dos 12 mil metros quadrados de área construída do museu, dois blocos metálicos independentes e auto-portantes serão implantados, passando a abrigar o auditório e o centro de exposições.
Revestidas por painéis metálicos texturizados, ambas estruturas contarão com mantas de isolamento termoacústico, coloridas em tons de verde e roxo, em referência à cana-de açúcar.
No espaço dedicado a exposições permanentes e temporárias, o pé-direito de 18 metros de altura permite a criação de diversos pavimentos, formando uma área útil de 2.832 metros quadrados. Um bloco independente contorna a parede central que divide o galpão de forma a respeitar a disposição da alvenaria original e dos caixilhos que permeiam a fachada.
A construção principal - o galpão 5 - receberá uma nova cobertura, que mescla elementos metálicos e de vidro, formando um caminho orientado aos acessos centrais do museu. Sem caixilhos, a fachada de alvenaria é marcada pelas aberturas arqueadas e janelas de vidro escurecido.
“Imaginamos deixar este primeiro edifício como uma grande varanda aberta, demarcando um espaço sombreado de acolhimento do público, onde a vegetação da mata lindeira ainda se intromete, desconstruindo os limites entre áreas pavimentadas e ajardinadas e criando um passeio agradável e lúdico de acesso para os visitantes”, afirmam os arquitetos responsáveis pelo projeto.
Os outros dois galpões existentes também serão restaurados, passando por adaptações internas, a fim de possibilitar a acomodação de espaços para banco de dados históricos, biblioteca e área administrativa.

Fonte e mais detalhes do projeto: http://arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/pedro-mendes-rocha-museu-acucar-etanol-piracicaba 



Nenhum comentário:

Postar um comentário