quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vozes do morro

Livro sobre memórias da favela da Maré é lançado nesta quarta, no Rio de Janeiro

Com base em entrevistas feitas com moradores antigos, o grupo Núcleo de Memória e Identidade da Maré (NUMIM) lança, nesta quarta (14), livro que reúne histórias sobre formação e desenvolvimento das comunidades do Morro do Timbau e Maré. O evento acontece às 19h no Museu de Arte do Rio e conta também com uma exposição de fotografias.

O trabalho de coleta de dados foi realizado por cinco pesquisadores universitários, moradores da Maré, que registraram a história oral e pesquisaram os arquivos públicos e acervos particulares das favelas. Memória e Identidade dos Moradores do Morro do Timbau e do Parque Proletário da Maré já é o segundo livro da série Tecendo Redes de Memórias e Histórias da Maré, iniciativa da Redes da Maré, que pretende contar a trajetória das 16 comunidades locais a partir da mesma metodologia.
A primeira obra, lançada em 2012, conta histórias sobre a favela Nova Holanda e é possível ter acesso ao relato do início de vida na região, sem água e luz, sob ameaças de remoção, na luta pelo direito à moradia, aspectos que fizeram parte do cotidiano dos pioneiros da Maré.
SERVIÇO
Data: 14/05/2014
Horário: 19:00h
Local: Museu de Arte do Rio de Janeiro - MAR
Endereço: Praça Mauá, 5 - Centro

Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/agenda/vozes-do-morro 





 

 

 

 

 

Fundos Parque Maré / Foto Gianne Carvalho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário