terça-feira, 16 de abril de 2013

Biblioteca do Museu Emílio Goeldi, em Belém, reabre para o público

A Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna, localizada no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém, reabriu para o público nesta segunda-feira (15). A biblioteca ficou dois anos e oito meses sem realizar atendimento presencial a estudantes, mestres e doutores que buscam apoio no acervo único e valioso que a mesma possui, para realizar reforma no prédio.
Com a reforma do prédio da Coordenação de Informação e Documentação (CID), a obra contemplou a construção de uma laje sob o ambiente do acervo, assim como foram substituídas toda a climatização e a iluminação. O prédio ganhou um novo piso e as mais de 520 estantes duplex foram restauradas para melhor acondicionamento do acervo.
“Considerando que o prédio que abriga as coleções bibliográficas tem mais de 30 anos de construído, fez-se necessária uma reforma na cobertura e uma revisão da rede elétrica, primando pela segurança, conservação e a preservação do patrimônio público científico e cultural”, revelou Aldeídes Camarinha, Coordenadora de Informação e Documentação do Museu Goeldi.
Durante a reforma, os serviços da biblioteca continuaram a ser oferecidos,  com exceção  do atendimento presencial. A Biblioteca Ferreira Penna também é laboratório do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará, que inclusive não deixou de receber alunos e professores para aulas práticas no prédio durante a restauração.

Acervo
Para ser efetivada a reforma da biblioteca houve um estudo prévio para que o acervo não fosse danificado durante o período da obra. Para tanto, foi realizada a higienização de todos os livros, folhetos e separatas e em seguida foi feito o acondicionamento do acervo por empresa especializada.
A coordenadora Aldeídes Camarinha destaca o valor do acervo que a biblioteca possui, e fala que o acondicionamento foi a todo o momento supervisionado para que durante este processo nenhum tipo de prejuízo acontecesse. O acervo acondicionado foi mantido no próprio prédio da coordenação.
O acervo já foi desempacotado e colocado novamente nas estantes restauradas e agora aguarda os usuários na reabertura do prédio a acontecer nesta segunda, quando o atendimento presencial será retomado.
Concluída a primeira etapa da obra de reforma do prédio da Coordenação de Informação e Documentação, que foi, justamente, a restauração da Biblioteca Ferreira Penna, fica pendente até o final do corrente ano a construção de um hall de entrada e de calçadas, visto que as atuais não apresentam acessibilidade. O usuário poderá utilizar do novo espaço com mais conforto para estudar, pesquisar, ler e aprender, podendo inclusive levar consigo seu notebook e utilizar do serviço de internet wi-fi que a biblioteca passa a disponibilizar.

Assuntos amazônicos
Idealizada por Domingos Soares Ferreira Penna e concretizada em 1894 por Emílio Goeldi, a biblioteca atende aos pesquisadores da instituição e aqueles encaminhados por instituições conveniadas, além de alunos de Pós-Graduação. Junto com o Arquivo do Museu Goeldi, a Biblioteca tem por objetivo reunir, tratar, organizar, conservar todo o material bibliográfico que se encontra sob sua guarda e difundir as informações nele contidas.. Referência nas áreas de atuação do MPEG: Antropologia, Arqueologia, Botânica, Ciências da Terra, Ecologia, Lingüística, Zoologia relacionados à Amazônia, a Biblioteca atende público especializado e de caráter acadêmico e científico
A Biblioteca oferece serviços de consulta, empréstimo, comutação bibliográfica, acesso a base de dados em CD-ROM, intercâmbio e venda de publicações, e contribui para a preservação da memória cultural, histórica e científica da Amazônia.
Com uma coleção de  cerca de dois mil livros raros de inestimável valor histórico e científico, a Biblioteca é fonte de leituras essenciais para qualquer pesquisa sobre a região Amazônica.O acervo da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna é composto ainda por periódicos, folhetos, separatas, mapas, CDs, fotografias, filmes, fitas e microfilmes.

Serviço
A Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna está localizada no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, na  avenida Perimetral, 1901, Terra Firme, Belém. Horário de funcionamento: das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço.

Fonte: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/04/biblioteca-do-museu-emilio-goeldi-em-belem-reabre-para-o-publico.html 

















Biblioteca do Museu Emílio Goeldi, em Belém, reabre para o público (Foto: Divulgação / MPEG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário