sexta-feira, 12 de abril de 2013

Palácio Capanema em obras tem visitação restrita

Nesta etapa da restauração os elevadores estão sendo modernizados
Ícone da arquitetura moderna e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1948 por sua importância artística, o Palácio Gustavo Capanema está com a visitação turística temporariamente suspensa devido a obras. Eventos de grande porte como debates, palestras, seminários e cursos, também estão interrompidos. A medida, porém, não abrange os serviços prestados ao público pelo IPHAN, Funarte, Biblioteca Nacional, Fundação Cultural Palmares e a representação do Ministério da Cultura, atuantes no local.
Nesta fase de execução do projeto de restauração e modernização, iniciado em maio de 2012, os seis elevadores do Palácio vêm sendo totalmente atualizados e o terraço e elementos pétreos da fachada recuperados, o que tem inviabilizado o recebimento de visitantes. Assim, áreas de grande interesse como os jardins de Burle Marx, no segundo andar, e a cobertura, por exemplo, estão interditadas e com a adoção de procedimentos de segurança especiais, por conta das obras.
Nas próximas etapas, também serão contempladas a requalificação dos espaços para usos institucionais e culturais, a conservação geral, assim como a atualização dos sistemas prediais para o atendimento a exigências técnicas e legais posteriores à criação do monumento. Estão previstas, ainda, melhorias do conforto ambiental e climatização, adoção de sistemas antipânico, de combate a incêndios, de lógica e monitoramento de segurança, além da implantação de novas instalações elétricas e meios de acesso a portadores de necessidades especiais, tudo devidamente compatibilizado com o projeto original.
O Palácio Gustavo Capanema também ganhará um sistema de comunicação especialmente desenvolvido para a divulgação conjunta dos trabalhos educativo-culturais realizados pelas instituições do MinC, como as atividades do recém-criado Centro Lúcio Costa para a formação de gestores do patrimônio, chancelado pela UNESCO, e o Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, promovido pelo IPHAN.

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=17348&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário