terça-feira, 16 de abril de 2013

Cobertura da Cité Radieuse, de Le Corbusier, vira galeria de arte

A cobertura da Cité Radieuse, de Le Corbusier, abrirá à visitação pública como uma galeria de arte pública. Primeiro conjunto da Unité d'Habitation – um dos principais projetos do arquiteto franco-suíço – o edifício residencial situa-se em Marselha, no sul da França.
Considerado uma das obras-primas da arquitetura moderna, a Cité Radieuse tem em seu terraço um espaço originalmente concebido para funcionar como ginásio esportivo. Com o tempo, porém, o local entrou em desuso e, há três anos, foi colocado à venda.O designer Ora-Ïto criou, então, um fundo privado para comprar e administrar o espaço como galeria de arte aberta a visitação. “Sempre soube da importância do edifício, por isso não resisti em adquirir um espaço tão importante dele", revelou o francês ao jornal The Guardian.

Com a ajuda dos investidores, ele conseguiu seis bilhões de euros, comprou o espaço e agora, com o apoio do condomínio e do governo da França, iniciou as obras que já reveleram algumas preciosidades do projeto original, como um deck com vestiários decorados com azulejos coloridos.Previsto para abrir no mês de junho, o espaço será chamado de MAMO, abreviação para 'Marseille Modulor".

Fonte: http://www.arcoweb.com.br/noticias/cobertura-cite-radieuse-corbusier-vira-galeria-arte.html 

Imagens: Portal Arcoweb











































Nenhum comentário:

Postar um comentário