quinta-feira, 18 de abril de 2013

Prédio da Estação Ferroviária de Caxias do Sul é restaurado

Mais um imóvel da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) passará a ter função cultural. O antigo prédio da Oficina de Locomotivas do complexo da Estação Férrea de Caxias do Sul (RS) está restaurado e será entregue nesta quarta-feira, 17, à comunidade.
O prédio foi cedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para uso do município durante 20 anos, após o Termo de Compromisso firmado em 2011. A iniciativa tem como principal objetivo preservar a memória ferroviária local ao promover a revitalização e a reestruturação do espaço para destinação compatível ao seu valor cultural, para fins de lazer e de desenvolvimento turístico.  Os prédios da Estação Ferroviária de Caxias do Sul e da Estação Ferroviária de Forqueta, além do leito ferroviário entre os dois imóveis foram também foram cedidos ao município.
Com área de 450 m², a antiga oficina integra o complexo arquitetônico da Estação Férrea, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). De acordo com a prefeitura, o novo espaço abrigará uma biblioteca parque que realizará ações de estímulo à leitura voltado às crianças, jovens e adultos, como também a promoção da educação patrimonial.
Serviço
Data: 17 de abril de 2013
Horário: 15h
Local: Estação Férrea, Rua Augusto Pestana, 50 – Bairro São Pelegrino, Caxias do Sul (RS)

Fonte: Ascom - IPHAN 

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do;jsessionid=AB6C5BE621B4A754EA75220DF6B9AC31?id=17352&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia




Nenhum comentário:

Postar um comentário