domingo, 5 de agosto de 2012

Fotos extraem beleza de palácios vazios

Assim que entra pelas enormes janelas, a luz revela a poeira grossa sobre o pouco que resta de seu esplendor: afrescos pálidos, móveis abandonados no grande salão e papéis de parede descolados. A cena se repete em palácios de diversas parte da Europa. Reduzidas a escombros, as construções abandonadas têm sido fonte de trabalho - e desejo - de um parisiense nos últimos anos.
Por resgate de uma era, ou o mero registro de seu triste fim, o fotógrafo Thomas Jorion invade estes enormes edifícios para montar a série Forgotten Palaces (palácios esquecidos). Estima-se que há, pelo menos, 300 edificações como estas, esquecidas, pelas villas europeias. “Meu trabalho é baseado na percepção que temos do tempo. Eu viajo o mundo com uma idéia em mente, que é encontrar ilhas atemporais dentro de lugares fechados e abandonados”, explica em seu site.
Jorion passeia por palácios condenados em cidades da Itália, da Suíça e da Alemanha, atrás de um tempo paradoxal: da mesma forma que estão congelados em uma época, eles não são inertes à crueldade da passagem dos anos. Ao fim, a missão que começa como um simples encontro do vazio e do esquecimento, encarnados nesses interiores, torna-se a de extrair beleza (i)maculada pela melancolia e pelo caos.

Fonte: http://casavogue.globo.com/LazerCultura/noticia/2012/08/fotos-extraem-beleza-de-palacios-vazios.html

















Itália - 2010


















Itália - 2009





















Itália - 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário