quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Pelotas/RS – Restauração: Prédio da Viação Férrea será concluído em 14 meses

Em fase de limpeza e revisão do atual estado, têm prosseguimento as obras de restauro e requalificação do prédio que abrigou a Estação Férrea de Pelotas. Inicialmente prevista para durar 11 meses a reforma deve agora ser concluída em 14.
No local, as atividades começaram no dia 12 de junho. Praticamente dois meses após o início do trabalho da Marsou Engenharia no prédio continua a limpeza, demolição de áreas possíveis e a colocação de proteções para preservação do piso original. Conforme a secretária de Cultura, Annie Fernandez, o restauro ainda está em processo de replanejamento e tratativas. “Estamos avaliando as patologias do prédio”, explica.
Annie esclarece que esta etapa do trabalho é muito delicada e, por isso, se estende um pouco mais. O imóvel tombado em nível municipal apresenta avançado estado de degradação de algumas partes, o que exige um maior cuidado dos funcionários que atuam no local. O engenheiro Ricardo Silveira conta que a cobertura da Estação Férrea estava bastante deteriorada o que exigiu muita cautela. “Foi um trabalho muito demorado e criterioso”, fala. Segundo ele, quando o forro começou a ser retirado iniciaram a aparecer as “surpresas desagradáveis”, próprias de restauração, que consistem em regiões bastante desgastadas. Por ficarem encobertas só podem ser observadas quando tem início as intervenções.
Os responsáveis pela requalificação afirmam que o mais importante em uma obra de restauração é que o telhado esteja em boas condições. Assim, a equipe agora deve se deter nessa parte da obra. Em 20 ou 30 dias devem ter começo as obras na cobertura. O prazo para conclusão é de aproximadamente 60 dias.
A princípio, depois de requalificado, o imóvel abrigará o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Macrorregião Sul (Cerest), o Procon, a Guarda Municipal e o Museu Ferroviário. Futuramente, o espaço deve receber o Centro Administrativo Municipal. O projeto para reforma e a requalificação do imóvel do Largo de Portugal é de 2007. As intervenções estão orçadas em R$ 2.234.147,90 e envolvem reparos nas aberturas de madeira, da construção em alvenaria, com intervenções arquitetônica, elétrica, hidrossanitária, lógica (destinada à instalação de redes de computadores) e para prevenção contra incêndios. Por Fernanda Franco

Fonte:  http://www.defender.org.br/pelotasrs-restauracao-predio-da-viacao-ferrea-sera-concluido-em-14-meses/
















Foto: Roberto Dias – Especial DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário