domingo, 5 de agosto de 2012

Livro de arquitetura desvenda Salvador

Guias de viagem costumam ser uma ferramenta básica para quem deseja explorar ao máximo os atrativos do local visitado. No entanto, poucos deles ultrapassam as informações básicas quando o assunto é arquitetura.
Pensando nisso, a BEI Editora criou a série Caderno de Viagem, um guia visual elaborado pelo historiador e desenhista Pablo de la Riestra que combina desenhos detalhados dos edifícios históricos com informações que, embora sintéticas – como se espera de um guia –, passam longe da superficialidade.
Os dois primeiros livros da série abordam as cidades de Paraty e Rio de Janeiro; já estão previstos também volumes sobre Ouro Preto, Recife e São Luís. O terceiro volume, que acaba de ser lançado, enfoca o conjunto arquitetônico de Salvador, cidade que foi a primeira capital do Brasil.
Nele, há 32 desenhos de edifícios civis, religiosos e militares que ocupam o centro histórico da cidade. Além disso, há também um glossário das estruturas arquitetônicas mais freqüentes nos edifícios e mapas que localizam os monumentos históricos por toda a capital, além de textos introdutórios sobre a história e a evolução urbanística e arquitetônica de Salvador e textos-legenda que mostram as peculiaridades de cada edifício representado – estes, em versão bilíngue (português/inglês). Uma pedida e tanto para os amantes da arquitetura!

Fonte: http://casavogue.globo.com/LazerCultura/noticia/2012/07/livro-de-arquitetura-desvenda-salvador.html



















Forte de Santo Antônio da Barra (largo do Farol da Barra, s/n)





















Igreja de São Francisco (praça Anchieta, s/n; largo Cruzeiro de São Francisco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário