quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Capela Sistina, no Vaticano, completa 500 anos

Um dos lugares mais conhecidos do mundo, a Capela Sistina, completa 500 anos. Para comemorar, o Papa Bento XVI celebra uma missa nesta quarta-feira (31).
Inaugurada em 1512, a capela recebeu o nome de Sistina em homenagem ao Papa Sisto IV, que começou sua construção. Desde então, é usada para a realização de conclaves, reuniões de cardeais que elegem novos papas. Uma vez por ano, a capela também é cenário para o batismo de bebês pelo papa.
A decoração demorou para ficar pronta. Os famosos afrescos do teto, pintados por Michelangelo, foram feitos em dois períodos, entre 1508 e 1541. O artista foi acusado de imoralidade e obscenidade por pintar figuras nuas na igreja. E, logo depois de sua morte, uma lei obrigou que as imagens fossem cobertas.
Em 1980, uma grande restauração, que durou 14 anos, trouxe um novo esplendor aos afrescos. A capela faz parte do Museu do Vaticano e recebe cerca de cinco milhões de pessoas por ano. Só no verão, 20 mil visitantes por dia admiram o primor renascentista de Michelangelo.

Fonte: http://www.defender.org.br/capela-sistina-no-vaticano-completa-500-anos/














Nenhum comentário:

Postar um comentário