sexta-feira, 30 de novembro de 2012

IPHAN lança novos livros no Rio de Janeiro

27/11/2012
Novas publicações sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro estarão disponíveis esse mês. A presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado, participa da cerimônia de lançamento, dia 29 de novembro, às 19h, no Edifício Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, do livro Brasil: Monumentos Históricos e Arqueológicos, na edição original de Rodrigo Melo Franco de Andrade organizada por Maria Beatriz Setúbal de Rezende Silva, e da Revista do Patrimônio nº 34, organizada por Márcia Chuva.
As publicações integram o Projeto Editorial do IPHAN, que já publicou mais de 1,5 mil títulos em seus 75 anos de atuação no país. Estas coleções, incluindo as 11 linhas editoriais do Programa Monumenta/IPHAN, são relacionadas às atividades de registro e valorização do patrimônio material e imaterial, bem como a projetos de restauração e recuperação de centros históricos. Pelo e-mail publicacoes@iphan.gov.br é possível receber informações sobre as formas de aquisição dos livros.

Brasil: Monumentos Históricos e Arqueológicos
Organizado por Maria Beatriz Setúbal de Rezende Silva, o livro é uma reedição comentada da obra de Rodrigo Melo Franco de Andrade, publicada em 1952 pelo Instituto Pan-americano de Geografia e História (IPGH), do México, onde o primeiro diretor do IPHAN relata a história da preservação no Brasil, em seus mais diversos aspectos. Os capítulos são organizados para narrar a trajetória brasileira da criação do IPHAN, antes de 1937, com comentários do autor que busca fornecer uma visão crítica e elucidativa dos passos dados na criação da legislação que ainda hoje rege as ações voltadas ao Patrimônio Cultural. A reedição da obra traz, além da versão original na íntegra, capítulos específicos sobre seu contexto de origem e depoimentos que fornecem uma visão panorâmica da atuação do IPHAN da época de Rodrigo aos dias atuais, aprofundando o sentido do texto original como fonte fundamental para o campo da Preservação.

Revista do Patrimônio nº 34
Organizado pela historiadora Márcia Chuva, este número da revista aborda diferentes relações da História com a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. A obra reúne pesquisadores e profissionais que contribuem com as ações do IPHAN de preservação e valorização do patrimônio e busca ainda instigar novas percepções e perspectivas sobre o papel dos historiadores no campo da preservação, para propiciar o compartilhamento de ideias, saberes, práticas e ações desenvolvidas diariamente. Desta forma, a proposta desta edição da Revista do Patrimônio é apresentar diferentes usos que a História pode oferecer, abrindo caminhos para um tratamento integral do patrimônio cultural, ultrapassando a divisão entre patrimônio material e imaterial.

Outras publicações:
Além dos novos livros, também estarão disponíveis outras publicações recentemente lançadas pelo IPHAN. São elas:
• O Patrimônio Cultural da Imigração em Santa Catarina, de Dalmo Vieira Filho;
• Patrimônio Naval Brasileiro, de Dalmo Vieira Filho;
• Imigração Japonesa no Vale do Ribeira, de Rogério Bessa Gonçalves;
• Igrejas e Conventos da Bahia, de Maria Helena Flexor;
• Arqueologia no Pelourinho, de Rosana Najjar (org.);
• A Matriz de Santo Antônio em Tiradentes, de Olinto Rodrigues dos Santos Filho;
• Intervenções Urbanas na Recuperação de Centros Históricos, de Nabil Bonduki;
• Política de Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil, de Paula Porta;
• Varandas de São Luís – gradis e azulejos, de Olavo Pereira da Silva f.;
• Barroco e Rococó nas Igrejas de São João del-Rei e Tiradentes, de Myriam Ribeiro de Oliveira; 
• Barroco e Rococó nas Igrejas de Ouro Preto e Mariana, de Myriam Ribeiro de Oliveira;
• Os Passos de Congonhas e suas Restaurações, de Myriam Ribeiro de Oliveira; 
• Mestres Artífices de Pernambuco, Minas Gerais e Santa Catarina;
• Convento Franciscano de Marechal Deodoro - Sta Maria Madalena, de Ana Claudia Magalhães, Josimary Ferrari e Maria Angélica da Silva (org.)

Serviço:Lançamento de publicações
Data: 29 de novembro de 2012, às 19h
Local: Edifício Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação IPHAN
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5476 / 2024-5477
Chico Cereto – chicocereto@gmail.com
(21) 2233-6334 / 9127-7387
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr


Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=16991&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário