sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Para não esquecer

“Casa da Morte” em Petrópolis, que deve virar memorial, estimula a reflexão sobre o passado

Cristina Romanelli

A tranquila Rua Arthur Barbosa, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, quase passa despercebida. Provavelmente por isso, uma de suas casas funcionou, nos anos 1970, como aparelho clandestino do Centro de Informações do Exército (CIE), para repressão e extermínio de opositores da ditadura. A história da “Casa da Morte” estampou os jornais recentemente graças ao depoimento de uma sobrevivente do local, Inês Etienne Romeu. Mas ainda vai render alguns capítulos. Enquanto o atual dono da casa se nega a sair, a prefeitura declarou o imóvel de “utilidade pública para fins de desapropriação” e está negociando a estruturação de um Memorial de Liberdade, Verdade e Justiça no local.
“O dono da casa diz que o testemunho de Inês Etienne Romeu não é suficiente para confirmar a existência do centro de tortura. De qualquer forma, o custeio da desapropriação já está sendo decidido”, afirma Rafael Coelho, coordenador executivo do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH), uma das entidades que estão encabeçando o projeto do memorial. A ideia é que o governo do estado, o governo federal e a prefeitura dividam o valor. “O projeto será estruturado com o apoio de governos, sociedade civil e organizações como o grupo Tortura Nunca Mais. O que temos em mente é um centro de memória com arquivos, fotos e outros materiais que nos permitam trabalhar com jovens essa parte da história que passa muito rápido na escola”, diz Coelho.
Numa época em que comissões da verdade se espalham pelo país, essa iniciativa ajuda a refletir sobre o passado – mas não sem questionar as próprias funções de um memorial. “Na Argentina, todos os principais centros clandestinos de detención viraram centros de memória. Mas lá a participação popular é muito maior. Esse é o ponto principal: os movimentos sociais e as pessoas atingidas pela repressão devem participar”, afirma o historiador Carlos Beltrão do Valle, que defendeu em agosto, na UniRio, uma dissertação de mestrado sobre lugares de memória da ditadura.
Uma das inspirações para o projeto petropolitano é o Memorial da Resistência, criado em 2008 no antigo edifício do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP). Ali são realizadas exposições temporárias e diversas atividades com estudantes, pesquisadores e ex-perseguidos políticos. Segundo a diretora Kátia Felipini, em vez de tratar os temas da liberdade ou da repressão, o foco é o conceito de resistência: “Se hoje vivemos uma democracia, é porque teve quem lutou por isso”.
Valle tem algumas críticas ao memorial de São Paulo, e uma delas poderia ser aplicada ao espaço em Petrópolis, pois ambos os prédios tiveram o interior alterado. “Não há mais algumas celas, e as inscrições dos presos nas paredes tiveram que ser refeitas. Parte do simbolismo e da originalidade foi perdida”, diz o historiador. Ele reafirma a importância da iniciativa paulistana, mas pondera: “É claro que o melhor será a criação de vários memoriais”.

Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/em-dia/para-nao-esquecer


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário