sábado, 24 de novembro de 2012

IPHAN lança livro durante o Congresso Panamericano de Arquitetos, em Alagoas

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) promove noite de autógrafo para o lançamento do livro Convento Franciscano de Marechal Deodoro – Santa Maria Madalena, durante o XXIV Congresso Pan-americano de Arquitetos (XXIVCPA), que acontece de 27 a 30 de novembro em Maceió – AL. O lançamento do sexto volume da Coleção Grandes Obras e Intervenções, idealizada pelo Programa Monumenta/IPHAN, contará com a presença da equipe que elaborou a publicação - Ana Cláudia Magalhães, Josemary Ferrare, Maria Angélica da Silva, Alice Jardim, Érica Aprígio, Flora Paim, Louise Cerqueira, Luísa Estanislau, Maria Madalena Zambi, Roseline Oliveira e Taciana Santiago.
O livro contextualiza a construção do Convento Franciscano de Marechal Deodoro e sua trajetória ao longo de 350 anos de existência. As pesquisadoras apresentam minuciosamente todo o recente processo de recuperação do Convento Franciscano de Alagoas. O projeto foi patrocinado pelo BNDES, Petrobras, IPHAN e Telemar, reunindo quase cem profissionais – entre especialistas em restauro, arquitetos, engenheiros, historiadores, pedreiros, marceneiros, pintores e muitos outros profissionais. O desafio exigiu, além de perícia na execução, cuidadoso trabalho de prospecção e pesquisa histórica no sentido de fundamentar as cruciais decisões que esse tipo de intervenção envolve.
Outras publicações também estarão disponíveis no estande do IPHAN, montado no evento pela Superintendência em Alagoas para divulgação de ações em defesa do Patrimônio Cultural. Na lista incluem-se lançamentos recentes como o livro Brasil: Monumentos Históricos e Arqueológicos, na edição original de Rodrigo Melo Franco de Andrade organizada por Maria Beatriz Setúbal de Rezende Silva, e da Revista do Patrimônio nº 34, organizada por Márcia Chuva. As publicações integram o Projeto Editorial do IPHAN, que já editou mais de 1,5 mil títulos em seus 75 anos de atuação no país. Essas coleções, incluindo as 11 linhas editoriais do Programa Monumenta/IPHAN, são relacionadas às atividades de registro e valorização do patrimônio material e imaterial, bem como a projetos de restauração e recuperação de centros históricos. Pelo e-mail publicacoes@iphan.gov.br é possível receber informações sobre as formas de aquisição dos livros.

Serviço:
Noite de Autógrafos
Lançamento do livro Convento Franciscano de Marechal Deodoro – Santa Maria Madalena
Data:
27 de novembro de 2012 (terça-feira), às 18h30
Local: Estande do IPHAN no XXIV Congresso Pan-americano de Arquitetos
 Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso
 Rua Celso Piatti, Jaraguá – Maceió – AL

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação IPHAN

comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5476 / 2024-5477
IPHAN-AL –iphan-al@iphan.gov.br
(82) 3221-6073 / 3223-3836 / e-mail:
www.iphan.gov.br | www.twitter.com/IphanGovBr
Fonte: ASCOM-IPHAN 

Fonte:  http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do;jsessionid=5A3C15495AA16B92FC8A43A9BBD216FB?id=16985&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia


Nenhum comentário:

Postar um comentário