domingo, 18 de novembro de 2012

Programa Memória do Mundo da Unesco

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, assinou a Portaria nº 134, reconhecendo a inscrição de 10 acervos documentais no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (MOWBrasil).  O documento  foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 18 de outubro (seção 1, página 10).
Inscritos como patrimônio documental nacional, os acervos foram aprovados pelo Comitê Nacional do Brasil, durante reunião ocorrida em setembro, no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. A cerimônia de diplomação acontecerá no dia 4 de dezembro, também no Rio.
Dentre os acervos documentais está o Atlas e Mapa do cartógrafo italiano Miguel Antônio Ciera, de 1758, que faz parte da Divisão de Cartografia da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura.
A serviço da Coroa portuguesa para trabalhar na demarcação topográfica dos territórios da América do Sul, Ciera delineou a região sul do Brasil e suas fronteiras, traçando a geografia do Rio Paraguai até a foz do Rio Jauru, além de outras descrições. Única em todo o mundo, a peça contém 35 folhas desenhadas a lápis e tinta ferrogálica e coloridas a aquarela.
O Arquivo Herbert de Souza (1952-2003), a Coleção Carlos Gomes do Museu Imperial (1855-1942), a Coleção de Livros do Tombo do Mosteiro de São Bento da Bahia (1543-1818) e o Fundo Câmara Municipal de Ouro Preto (1711-1889) também integram a lista dos acervos reconhecidos. Veja a lista completa.
O Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco foi criado pelo Ministério da Cultura em setembro de 2004. Em 2012, após inscrições abertas até o mês de julho por meio de edital, o comitê acolheu 36 candidaturas de entidades públicas e privadas, além de propostas de pessoas físicas com posse de documentos que possuem um valor inquestionável para a memória coletiva da sociedade brasileira. Desse total, 10 foram as escolhidas pelo comitê.
O Programa Memória do Mundo da Unesco reconhece patrimônios documentais de significância internacional, regional e nacional, mantém o seu registro e lhes confere um certificado.
De acordo com o Arquivo Nacional, o programa tem por objetivo identificar documentos ou conjuntos documentais considerados em situação de risco que tenham valor de patrimônio documental da humanidade.
Na edição 2012, puderam se candidatar documentos textuais (manuscritos ou impressos), audiovisuais (vídeos, filmes e registro sonoro), iconográficos (fotografia, gravura e desenho) ou cartográficos (em suporte convencional ou digital).
(Texto: Pablo Rodrigo, Ascom/MinC)
(Imagens: Divulgação)

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2012/10/18/programa-memoria-do-mundo-da-unesco/ 

 



















Programa Memória do Mundo da Unesco - uma parte do mapa do cartógrafo Miguel Antônio Ciera, de 1758

Nenhum comentário:

Postar um comentário