sexta-feira, 1 de março de 2013

Em Manaus, reforma do Mercado Adolpho Lisboa termina em outubro

Em visita ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa, nesta quinta-feira (27), o prefeito de Manaus, Athur Virgílio Neto, afirmou que não haverá nenhum atraso na obra e que o patrimônio histórico será inaugurado no aniversário de Manaus, dia 24 de outubro deste ano.
Artur disse ainda que o mercado deverá ser atração obrigatória para a Copa de 2014. "Esse mercado é um legado do período áureo da borracha no Amazonas e, por isso, deve ser um ponto de visita obrigatória dos turistas a partir de outubro e especialmente durante a Copa do Mundo".
Sobre os permissionários, Artur Neto afirmou que, aqueles que estavam nas bancas antes do início da reforma, em 2006, e que hoje estão em feiras improvisadas ao redor do Mercado Municipal, terão prioridade. "Eles estão, atualmente, trabalhando em condições humilhantes. Mas serão eles que voltarão a dar vida para o monumento", observou.
O titular da Secretaria Municipal Extraordinária para Requalificação do Centro (Semex), Rafael Assayag, informou que o restauro do Mercado Municipal é uma obra orçada em R$ 8,8 milhões. "O pagamento será feito em oito parcelas, até o mês de setembro, quando a obra deverá ser concluída", disse o secretário.
Apesar da previsão de conclusão para setembro, Rafael Assayag disse que o Mercado Municipal será entregue somente em outubro, após os reparos e a instalação das operações de carne, peixe, frutas, verduras e também dos restaurantes que irão funcionar nas duas torres do pavilhão frontal.
Durante o restauro, que está sendo feito pela Construtora Biapó, a Secretaria do Centro dará apoio à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), na fiscalização dos trabalhos, e à Fundação Municipal de Cultura (ManausCult), responsável pela liberação do recurso do projeto.
O gerente da Biapó em Manaus, engenheiro Paulo Henrique Ahvener, explicou que a empresa foi contratada em 2010, após uma interdição do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Os trabalhos voltaram a ser paralisados por falta de pagamento na gestão anterior.
Segundo Paulo Henrique, o acordo com o Município permite que a construtora cumpra com os prazos. "Agora será necessário efetuar apenas alguns ajustes no projeto original, o que não será empecilho para cumprirmos com o que ficou acordado com a Prefeitura", garantiu.
De acordo o gerente, os trabalhos começaram com 60 funcionários, mas até o pico da obra o número chegará a 200 pessoas. "O trabalho de restauro é delicado. Muito artesanal. Por isso, precisamos de mão de obra qualificada para conseguir devolver a originalidade e manter as características originais, preservando a história do monumento", explicou o Paulo Henrique.

Fonte: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/02/em-manaus-reforma-do-mercado-adolpho-lisboa-termina-em-outubro.html



 













Mercado Adolpho Lisboa chega aos 129 anos de existência neste domingo (15) em Manaus (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário