segunda-feira, 4 de março de 2013

Livro aborda política de proteção ao patrimônio cultural de Juiz de Fora (MG)

A política institucional de proteção ao patrimônio cultural do município nos últimos 30 anos é o tema abordado no livro “Reflexões e Olhares: o Patrimônio Cultural de Juiz de Fora”, que será lançado no sábado, 2 de março, às 10 horas, na Livraria A Terceira Margem (Galeria Pio X – 2º piso – loja 127 – Centro). A obra, de autoria de Nilo Lima de Azevedo e Wilson Coury Jabour Júnior, tem 184 páginas e foi financiada pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora e gerenciada pela Funalfa.
Conforme os autores, a primeira parte do livro traz uma reflexão teórica em relação à política de proteção do patrimônio cultural, por meio de uma análise abrangendo a evolução do conceito de patrimônio cultural, através das cartas internacionais, bem como esse conceito se formou dentro do contexto político brasileiro. Também é abordada a política de proteção ao patrimônio cultural de Juiz de Fora, desde a sua primeira legislação, em 1982, até a formação do atual Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Juiz de Fora (Comppac).
A segunda parte do livro apresenta as entrevistas de atores chaves da política do patrimônio cultural de Juiz de Fora. As perspectivas de arquitetos, artistas, políticos e juristas possibilitam perceber os vários olhares sobre a cidade e seu patrimônio cultural. Foram entrevistadas 11 pessoas, que tiveram atuação importante na área: Antônio Carlos Duarte, Custódio Antônio de Mattos, Francisco Antônio de Mello Reis, José Alberto de Pinho Neves, Júlio Cesar Ribeiro Sampaio, Luiz Alberto do Prado Passaglia, Murílio de Avelar Hingel, Nívea Bracher, Paulo Roberto de Gouvêa Medina, Rachel Jardim e Tarcísio Delgado.
O livro poderá ser adquirido na Livraria A Terceira Margem, ao preço de R$ 30.

Os autores
Nilo Lima de Azevedo é bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes (Ucam/Campos). Mestre em Ciências Sociais pela UFJF e doutorando pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, onde atuou como professor instrutor. Também lecionou na Fundação Educacional São José – Faculdade de Ciências Jurídicas de Santos Dumont.
Wilson Coury Jabour Júnior é bacharel em Direito pela UFJF. Licenciado em Estudos Sociais pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). É especialista em Administração Pública pela Faculdade Machado Sobrinho. Atua como procurador do Município de Juiz de Fora, sendo, ainda, membro do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac), do Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio e do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora. Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044

Fonte:  http://www.defender.org.br/livro-aborda-politica-de-protecao-ao-patrimonio-cultural-de-juiz-de-fora-mg/



Nenhum comentário:

Postar um comentário