sexta-feira, 1 de março de 2013

Casarões históricos de Caxias estão em ruínas por falta de conservação

Prédios antigos, que contam parte da história de Caxias, estão em ruínas por falta de preservação. Basta dar uma volta no centro da cidade que logo se encontra casarões que remontam o passado.
Um imóvel construído em 1916 foi todo restaurado e embeleza uma das principais ruas do comércio de Caxias. Mas nem todas as edificações recebem a mesma atenção. Muitos trazem as marcas do tempo nas paredes, que estão corroídas.
“Nós precisamos fazer o resgate da história de nossa cidade e, ao mesmo tempo, dar continuidade a ela, para que esse patrimônio não pereça”, opina a professora Marcilene Torres.
O edifício Duque de Caxias, que fica em frente à praça de mesmo nome, no centro da cidade, foi o local onde Duque de Caxias leu a ata de pacificação da balaiada, de acordo com pesquisadores. Apesar da relevância histórica, o prédio não é preservado e fica praticamente despercebido no meio de outras construções.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, foi construída com mão-de-obra escrava, em 1775. Ela é a única do século XVIII na cidade. Em frente à construção havia um pelourinho. Atualmente, nada remete ao fato histórico.
“Nossa cidade tem um cunho belíssimo, principalmente no que se refere ao seu acervo arquitetônico. É uma responsabilidade dos governantes, mas é também de todos nós”, disse o pesquisador Wybson Carvalho.
De acordo com o pesquisador, o ideal é que houvesse na cidade o órgão que pudesse fiscalizar os prédios históricos, para monitorar restaurações que devem ser feitas. “Temos acionado a Superintendência de Patrimônio Histórico do Estado, pois muitos desses prédios ruíram, foram ao chão, por falta de conscientização de seus proprietários”, contou.
A direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão informou que o patrimônio histórico de Caxias é de responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado. A assessoria de imprensa da secretaria disse que as informações deveriam ser repassadas pela Superintendência de Patrimônio Cultural.

Fonte: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/02/casaroes-historicos-de-caxias-estao-em-ruinas-por-falta-de-conservacao.html 




























Nenhum comentário:

Postar um comentário