quinta-feira, 7 de março de 2013

Salvador (BA) – Pelourinho recebe obras e projetos que devem ficar prontos em 2014

As obras do Palco Articulado já começaram e a requalificação dos largos está prestes começar.

O Centro Histórico de Salvador, mais especificamente o Pelourinho, deve ter novidades na Copa do Mundo 2014. Isto porque a região é alvo de diversas ações, a exemplo da construção do Palco Articulado e da requalificação dos largos Quincas Berro D’Água, Pedro Arcanjo e Tereza Batista.

Palco Articulado
De acordo com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), as obras do Palco Articulado já estão sendo realizadas pelo Governo da Bahia, através das Secretarias de Turismo (Setur) e da Cultura (SecultBA), e este deve ficar pronto até a Copa. O palco, em termos gerais, possui quatro pavimentos, sendo dois pavimentos referentes ao que hoje é o Espaço do Reggae, e dois pavimentos referentes ao Palco Móvel.
O pavimento retrátil do palco será formado por uma estrutura metálica de aço com 12 metros de extensão que se locomoverá em balanço livre, através de um sistema hidráulico, a cinco metros de altura da rua sempre que ocorrer shows. Após as apresentações, o palco retrátil volta à sua posição de pavimento do centro cultural. O palco ficará apenas com dois terços da estrutura para fora ao sair do centro cultural, enquanto um terço permanecerá no interior da edificação como contrabalanço.
Os recursos para as obras do palco são do Ministério do Turismo com contrapartida do governo estadual, com investimentos de R$ 4,7 milhões, tendo como executores o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), da SecultBA, e a Secretaria de Turismo do Estado. Este equipamento é tido como uma solução para a determinação da 7ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura (MinC), que via Nota Técnica de 16.03.2010 proíbe a montagem de grandes palcos na área do Centro Histórico de Salvador (CHS) tutelada como Patrimônio Nacional pelo governo federal.

Largos do Pelourinho
As obras de requalificação dos largos Quincas Berro D’Água, Pedro Arcanjo e Tereza Batista, localizados no Pelourinho estão prestes a começar. Afinal, de acordo com o Ipac, o projeto executivo está sendo entregue. Já a previsão para ficarem prontas é a Copa de 2014.
 
RTEmagicC_largos_pelourinho_txdam75939_d7c6ba.jpg 



















A proposta tem o intuito de dar uma nova leitura a estes três largos. No Concurso Nacional de Ideias, iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Secult) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – seção Bahia (IAB-BA), foi escolhido o projeto do arquiteto Arthur de Mattos Casas, que assinou contrato para a elaboração do projeto executivo e complementares.
Os largos terão propostas diferentes. O Pedro Arcanjo deve ser transformado em uma espécie de belvedere entre a cidade histórica e a moderna, com um deck utilizado como anfiteatro, camarim, mirante e cinema a céu aberto.
Já o Tereza Batista continuará sediando eventos culturais da cidade, com um palco suspenso e um toldo branco dialogando com as fachadas, caracterizando-o como largo da inclusão social, que engloba feiras de artesanato e culinária, com instalações completas e infraestrutura para shows. Por fim, a ideia para o Quincas Berro D’Água é reconstruir uma área verde voltada para o lazer e entretenimento, com direito a parque, passeio público, teatros de rua e rodas de capoeira.

Outras ações
Cinco monumentos do Centro Histórico já receberam uma iluminação especial (cenotécnica): Catedral Basílica, as Igrejas de São Francisco, São Domingos, e São Pedro além da Faculdade de Medicina. A previsão, de acordo com o Ipac, é que outras 13 iluminações deste tipo sejam inauguradas ainda neste ano, incluindo a Casa de Jorge Amado e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.





















O superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Carlos Amorim, negocia com a Prefeitura de Salvador duas ações para melhorar o Centro Histórico. Ele propõe a manutenção das igrejas do Pelourinho abertas durante o dia para que possam ser visitadas. A outra proposta é substituir a rede elétrica aérea pela rede subterrânea.

Fonte: http://www.defender.org.br/salvador-ba-pelourinho-recebe-obras-e-projetos-que-devem-ficar-prontos-em-2014/

Nenhum comentário:

Postar um comentário