terça-feira, 26 de março de 2013

Tombamento da Estação Ferroviária de Teresina é homologado pelo MinC

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25) a homologação do tombamento do Conjunto Estação Ferroviária de Teresina. A proposta apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi aprovada ainda em março do ano passado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. A homologação foi feita pela ministra da cultura, Marta Suplicy.

“A homologação é a confirmação do que já havia sido estabelecido e aprovado pelo Conselho Consultivo. É uma forma também para redobrar a atenção e proteção a esse espaço importante para a história do estado”, disse a superintendente do Iphan no Piauí, Claudiana Cruz.

Localizado na Avenida Miguel Rosa, no Centro de Teresina, a estação foi inaugurada em 1926 e tem um terreno de sete hectares. Em um dos espaços funciona a Companhia Metropolitana de Transportes do Piauí (CMTP) e outra área esta cedida para o Grupo Harém de Teatro.

Uma parte do terreno foi cedida para a Prefeitura para construção do Parque da Cidadania. O projeto prevê escolas de música, dança, biblioteca, cinema e um anfiteatro para espetáculos teatrais ao ar livre com capacidade para mil pessoas. Além disso, o local terá espaço para a prática de ciclismo, caminhadas, pista de skate e uma academia de ginástica.

“A construção do Parque vai revitalizar aquela área. Nós queremos fortalecer as atividades culturais no local e promover a valorização da Estação Ferroviária. Hoje boa parte do espaço ainda está sem utilidade”, disse Claudiana Cruz.

De acordo com o Iphan, a ferrovia em Teresina significou o acesso ao mar e a inserção de sua produção agrícola e industrial na economia do país e esse é um dos motivos que evidencia a importância do Conjunto da Estação Ferroviária de Teresina para o desenvolvimento social e cultural do Piauí. O conjunto ajuda a compreender como foi estruturada a urbanização da cidade e do território nacional.

Fonte: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/03/tombamento-da-estacao-ferroviaria-de-teresina-e-homologado-pelo-minc.html 

















Estação Ferroviária de Teresina, inaugurada em 1926, fica localizada na Avenida Miguel Rosa (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário