quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Até 2016, Copan terá um museu em sua cobertura

Um dos mais emblemáticos edifícios projetados por Oscar Niemeyer, o Copan, no centro de São Paulo, abrigará um museu em sua cobertura até 2016 onde serão exibidos documentos, máquinas antigas e mais de duas mil fotografias que contam a história do condomínio construído na década de 1950 e habitado por mais de cinco mil pessoas.
Com patrocínio de uma empresa italiana, o espaço será construído na cobertura do edifício, de onde se descortinam vistas panorâmicas da cidade. Além disso, a obra deve contar com ajuda de estudantes de arquitetura da Universidade de São Paulo (USP).

O acervo já conta com máquinas de imprimir boletos de cobrança de aluguel, uma enceradeira de 1958, fichas de cadastro dos moradores, cadeiras e tubulações antigas. Para conhecer este patrimônio e conferir a vista do terraço, o edifício já tem um público cativo – nos últimos doze meses, mais de cinco mil turistas – a maioria estrangeiros – visitaram o Copan.

Em reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o síndico do Copan, Affonso Celso Prazeres de Oliveira, revela que, além de criar o museu, pretende restaurar a fachada do prédio, mas ainda aguarda a conclusão do processo de tombamento do edifício para conseguir apoio da Lei Rouanet.

Além do famoso edifício de fachada curva, a matéria publicada em 16 de janeiro revela a dificuldade de outros dois edifícios emblemáticos do centro de São Paulo em obter patrocínio para o restauro: o edifício Itália e o Esther, ambos próximos ao Copan.

Fonte: http://www.arcoweb.com.br/noticias/ate-2016-copan-tera-museu-cobertura.html 

Site com a história do Edifício Copan: http://www.copansp.com.br/ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário