domingo, 6 de janeiro de 2013

Catedral de Ulm - Alemanha - A igreja mais alta do mundo

Localizada na cidade alemã de Ulm, a igreja possui uma torre de 161,53 metros de altura e 768 degraus. É um típico exemplar da arquitetura eclesiástica gótica. Mesmo sendo chamada de catedral devido ao seu grande tamanho, a igreja nunca foi sede de um bispo.
Sua construção permanceu incompleta até o Século XIX. Sua construção foi iniciada com o lançamento da pedra fundamental em 1377, sendo concluída 513 anos depois, com a colocação final da torre em 1890. No Século XVI, a paróquia da Ulm se localizava fora dos muros da cidade e os burgueses decidiram unir forças para erguer uma nova igreja no centro da cidade e em 1377 foi lançada então a pedra fundamental, sendo concebida no projeto três naves principais da mesma altura e uma única torre.
Em 1392, Ulrich Ensingen foi nomeado arquiteto chefe, desenvolvendo então planos para tornar a catedral a mais alta igreja da Europa. A catedral foi consagrada no ano de 1405, porém, danos estruturais começaram a surgir devido a altura das naves e ao peso dos pavimentos, sendo então adicionados uma centena de colunas nas naves laterias para resolver o problema. Em 1531, os cidadãos de Ulm, adeptos do protestantismo, paralisaram as obras até o fim do movimento reformista e novamente em 1543, antes que o campanário atingisse a altura de 100 metros. Outras paralisações foram causadas por fatores políticos, como a Guerra dos Trinta Anos em 1618 e a Guerra da sucessão espanhola em 1703. Em 1817 as obras foram retomadas, sendo concluída a igreja em maio de 1890. A catedral sobreviveu incólume aos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, mesmo que 80% do centro histórico de Ulm tenha sido devastado.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Ulm 

Crédito das Imagens: Site Wikipédia





















Fachada da Catedral





















Nave Principal





















Detalhe das colunas





















Acesso á torre

  



















Planta Baixa da Catedral

O vídeo abaixo mostra imagens da Catedral de Ulm

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário