sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Mercadão de São Paulo comemora 80 anos na sexta-feira e terá programação especial

Com mil sanduíches de mortadela vendidos por dia e o quarto maior ponto turístico da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano completa, na próxima sexta-feira (25), 80 anos de existência.
As celebrações em comemoração a data já tem início no dia 24 de janeiro, a partir das 21h, no próprio mercado municipal com apresentações musicais e culturais.  Uma grande queima de fogos será realizada à meia noite para marcar além dos 80 anos do mercado, o aniversário de 459 anos da capital paulista.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, foi convidado para a solenidade e, segundo a organização, deve participar do corte do bolo comemorativo que será distribuído a todos os presentes. O público será recepcionado nas Docas. A festa continua no dia 25 com mais apresentações musicais e uma exposição do fotógrafo Antonio Aguillar sobre a evolução da cidade a partir da década de 50.
Público
Por ano, mais de 10 milhões de pessoas circulam pelas dependências do prédio histórico, são 25 mil visitas diárias. Porém, segundo Antonio Mesquita, diretor da agência Mesquita Associados, agência de negócios que organiza o evento das comemorações, o público esperado para o aniversário supera os 7 mil nos dois dias.
Turistas
Devido as suas tradicionais bancas e o espaço gastronômico, o Mercado Municipal Paulistano recebe anualmente mais de cinco milhões de turistas de diversas partes do Brasil e de outros países.
História
O Mercado Municipal Paulistano foi inaugurado no dia 25 de janeiro de 1933.  Durante três décadas, ele viveu um período áureo de fama e prestígio, se tornando referência na cena cultural e gastronômica da cidade.
Porém no final dos anos 50, sofreu uma série de enchentes por se localizar as margens do rio Tamanduatéi. Em 1966, o prédio sofreu uma grande inundação e as águas chegaram a mais de um metro de altura.  Depois disso, várias reformas pontuais tiveram que ser feitas no local.
Atualmente o prédio é tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Confira a programação:

24 de janeiro
 
21h30 - Salão de Eventos: show da cantora Daniela Romero
22h30 - Salão de Eventos: show do grupo The Clevers (Jovem Guarda)
0h - Docas: Abertura Oficial do Aniversário de São Paulo com a tradicional queima de fogos e corte do bolo
0h15 - Entrega de presente para o prefeito Fernando Haddad
0h40 às 02h - Salão de Eventos: apresentação da Escola de Samba X9 Paulistana
25 de janeiro
11h a 12h30 - Banda Entreparenteses – apresentação do Projeto Banca do Choro - salão de eventos
12h - Banda Riverboat (jazz) – dentro do Mercado
13h às 14h30 - Banda Johnnie Beat (pop rock) – salão de eventos
15h30 às 18h - X9 – salão de eventos

Fonte: http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=21&cid=147826 
























Imagens: Site Arcoweb - http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/pedro-paulo-de-melo-saraiva-revitalizacao-de-17-11-2004.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário