segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

"São Paulo Modernista" é tema de passeio gratuito semanal feito pela USP

Durante quatro horas, e sem pagar nada, fãs de arte e arquitetura podem conhecer um pouco mais do modernismo paulistano graças ao roteiro turístico A USP e a São Paulo Modernista, uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).
Idealizado por Martin Grossmann, professor e diretor do Instituto, o tour passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade, acontece todos os sábados das 10h às 14h, e é guiado por duas artistas plásticas, um historiador e uma antropóloga.

Entre as perspectivas sobre o modernismo apresentadas pelos guias estão a urbanística, a histórica, a artística, a comportamental e a musical.

Mas é a arquitetura da cidade - nem sempre moderna, mas testemunha do período histórico relatado - que serve como principal mediador do roteiro. O passeio começa no Museu do Ipiranga (foto) e passa por outros dois edifícios também pertencentes à USP: a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Rua Maranhão, em Higienópolis, e o Museu de Arte Contemporânea (MAC), no Ibirapuera.

Além dessas três paradas, que duram 30 minutos cada, o ônibus passa – entre uma explicação e outra – em frente a edifícios emblemáticos como o Itália, o Esther, o Eiffel e o Copan, a casarões como o da família Jafet, no Ipiranga, e ao Parque Dom Pedro II.

Este é o primeiro de uma lista de roteiros que a USP pretende criar por São Paulo em 2013. Para participar, acesse: www.prceu.usp.br

Fonte: http://www.arcoweb.com.br/noticias/sao-paulo-modernista-tema-passeio-gratuito-semanal-usp.html 
















Crédito da imagem: Site Arcoweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário