terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Itália – Restauro da Fonte de Trevi vai custar dois milhões de euros


A Fonte de Trevi, um dos monumentos emblemáticos de Roma, vai ser restaurada. Obra estimada em dois milhões de dólares vai ser custeada pela Fendi, casa de alta costura italiana.

As instituições italianas estão sem dinheiro, mas dois dos monumentos mais emblemáticos de Roma, a Fonte de Trevi e o Coliseu, atualmente em más condições de saúde, vão poder voltar ao seu esplendor graças ao mecenato. Depois do Coliseu, cujas obras estão em curso, seguem-se agora as da Fonte.
O restauro da fonte imortalizada por Anita Ekberg  no filme “La dolce vita” de Federico Fellini vai custar dois milhões, e será inteiramente custeada pela Fendi, famosa casa de alta costura italiana, que em 2015 completará 90 anos.
Para avaliar o estado de degradação da fonte mais fotografada do mundo,  o monumento foi esvaziado, os jatos de água bloqueados, e os técnicos examinaram cuidadosamente as condições do precioso conjunto do património artístico da cidade.
No final de agosto do ano passado, o autarca de Roma, Gianni Alemmanno, apresentou um balanço desolador da inspeção. “É necessário um restauro global, que vai custar dois milhões e meio”. Quando os jornalistas perguntaram-lhe se a autarquia ia contar com dinheiro de patrocinadores privados, respondeu que “o precedente do Coliseu devia servir de exemplo”.
Entretanto, levantaram-se andaimes e foram feitas obras de urgência, que custaram 320 mil euros.
O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio, construído no período da Roma Antiga, está a ser restaurado com o apoio financeiro do empresário Diego della Valle. O presidente da Tod’s, empresa italiana de sapatos e outros acessórios de luxo em pele, muito conhecida pelo fabrico de sapatos apropriados para conduzir, vai pagar integralmente as obras, avaliadas em 25 milhões de euros.
O anfiteatro romano recebe entre 5 e 6 milhões de visitantes por ano, mas têm sido crescentes as dificuldades para a sua manutenção com dinheiro público. No ano passado, o empresário italiano da Tod’s anunciou que financiaria as obras do Coliseu, mas o seu início foi várias vezes adiado devido a problemas legais.
Haverá três etapas dos trabalhos de restauração, com três editais distintos de licitação para o Coliseu. A primeira fase começou no início de dezembro e terminará entre junho e julho de 2013. No fim dessa obra, estará aberto à visitação 25%  ou mais.

Fonte: http://www.defender.org.br/itrestauro-da-fonte-de-trevi-vai-custar-dois-milhoes-de-euros/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário