quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Em 2013, Bienal de Arquitetura de SP sai do Ibirapuera e ocupa a cidade

O urbanismo dará o tom à próxima edição da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que acontece a partir de outubro na capital paulista. Celebrando 40 anos de existência, a mostra traz uma grande novidade: desta vez ela não acontecerá no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, mas em diversos pontos espalhados pela cidade, todos eles próximos a estações de metrô.
"Não será uma exposição de objetos bonitinhos, e sim uma mostra de caráter político, uma pauta que o Brasil deve enfrentar neste momento. Queremos reconstruir a face pública da arquitetura", disse José Armênio de Brito Cruz, diretor do departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Silas Martí, em reportagem publicada na Folha de S. Paulo.

Responsável pela organização da Bienal de Arquitetura, o IAB/SP é o tema principal da reportagem, que aborda o fracasso da última edição e da troca do corpo diretivo do instituto, além de sua disputa com a Fundação Bienal, que administra o prédio do Ibirapuera.

Entre os endereços confirmados para a exposição estão edifícios de relevância na paisagem paulistana, como o Masp, o Centro Cultural São Paulo, o Museu da Casa Brasileira e até uma plataforma desativada do metrô construída sob a estação Dom Pedro.

De acordo com a reportagem, o orçamento para esta edição da Bienal de Arquitetura é de R$ 18,8 milhões, valor que deve ser captado via leis de incentivo.

"Há a necessidade de fazer uma exposição que dialogue com um público mais amplo", disse Guilherme Wisnik, curador da mostra, para a Folha de S. Paulo. Para Ana Luisa Nobre, cocuradora, a proximidade com o transporte coletivo "dá a experiência da cidade agressiva, violenta e, ao mesmo tempo, fascinante que é São Paulo."

A maior parte dos projetos que estarão expostos tem como tema o urbanismo. A Praça das Artes (foto), projeto do Brasil Arquitetura na capital paulista, é um dos destaques. Outro destaque é a instalação que será montada no Masp, contrapondo projetos residenciais de Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha a obras de artistas como Hélio Oiticica e Cildo Meireles.

Veja o site do IAB/SP: www.iabsp.org.br

Fonte:  http://www.arcoweb.com.br/noticias/2013-bienal-arquitetura-sp-sai-ibirapuera-ocupa-cidade.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário