sábado, 19 de janeiro de 2013

Conselho municipal tomba antiga fábrica na Água Branca (SP)

Após mais de sete anos de processo, o imóvel onde funcionava a indústria de torrefação Café Santa Efigênia, na Água Branca (zona oeste de São Paulo), foi tombado pelo Conpresp (conselho municipal do patrimônio histórico). A resolução foi publicada ontem no "Diário Oficial".
O conjunto que agora deverá ter suas características originais mantidas é composto por uma chaminé e um sobrado pichado e degradado, com janelas e telhado praticamente destruídos.
O pedido de tombamento foi feito em 2005, logo após a venda do espaço para o grupo Sonda, que possui um mercado no terreno ao lado.
Quem deu início ao processo foi a professora da USP Léa Francesconi, filha do antigo dono da fábrica, que funcionou até o fim dos anos 1990 --o imóvel tinha ficado de herança para um primo dela.
"Vi que ia ter problema após a venda e entrei com o pedido. Parte do sobrado foi demolida, mesmo com o processo em andamento", afirma. "Queria reconhecer e preservar o imóvel. As pequenas indústrias foram muito importantes na história da cidade."
Na resolução, o Conpresp justifica a decisão considerando o valor histórico do local --"um dos poucos exemplares remanescentes do período de industrialização ocorrido no final da década de 1920". 
Cita o valor arquitetônico, com tipologia peculiar da região, "onde um único imóvel abrigava moradia, espaços de fabricação e armazenagem".
Para o arquiteto e professor da Mackenzie Marcos Carrilho, o antigo parque industrial da cidade tem recebido atenção tardia dos órgãos de preservação. "Muita coisa desapareceu, foi demolida. A questão é como reaproveitar essas estruturas sem apagar a memória que elas contêm, a importância histórica que representam."
Procurado pela reportagem, o Sonda não respondeu.
Colaborou EVANDRO SPINELLI 




 

















Prédio tombado está em ruína e depredado pelas pichações

Nenhum comentário:

Postar um comentário