sábado, 12 de janeiro de 2013

RS – Patrimônio histórico cultural florense será restaurado

Após mais de duas décadas de espera, no mês de dezembro de 2012, o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul aprovou o projeto de restauração do Casarão Veronese. O patrimônio localizado no entroncamento das estradas Otávio Rocha-Linha 60 e Santa Justina foi edificado na década de 1800 e tem o título de maior prédio construído em pedras do estado, por imigrantes italianos.
O Presidente da Associação dos Amigos de Otávio Rocha, Floriano Molon, acredita que as obras de recuperação do casarão devem iniciar logo no segundo semestre de 2013 e a expectativa é de que para a Copa do Mundo de 2014 o projeto esteja concluído, já que está localizado no roteiro turístico ‘Caminhos da Colônia’, que foi selecionado entre 24 roteiros para ser preparado para o evento. “Temos a esperença de que para a Copa de 2014 tenhamos o projeto original do casarão em pé e aberto para visitação do público”, destaca.
A captação de recursos para restauração do imóvel de mais de 900m² será através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). No Casarão Veronese surgiu a primeira fábrica de pólvora, foguetes e produtos químicos da região. Depois da reforma, o imóvel deve permanecer com as mesmas características da época da construção, e com isso mais um importante atrativo deve movimentar o turismo em Flores da Cunha. Por Pâmela Pelizzaro 

Fonte: http://www.defender.org.br/rs-patrimonio-historico-cultural-florense-sera-restaurado/ 
















Casarão Veronese foi o maior prédio construído em pedras por imigrantes italianos. Foto: Defesa Civil do Patrimônio Histórico/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário