segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Grupo da UFPA promove roteiro a pé pelas ruas da Cidade Velha

No próximo dia 12 de janeiro Belém completa 397 anos de fundação. Objetivo é levar mais conhecimento sobre o centro histórico aos moradores.
Em homenagem ao aniversário de Belém, no próximo dia 12 de janeiro o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Universidade Federal do Pará realizará o roteiro “A pé pelas ruas do bairro da Cidade Velha em Belém do Pará”.  O encontro terá início no Forte do Presépio, a partir das 8h. As inscrições estão abertas e são gratuitas.
No roteiro, os participantes irão visitar locais como o Forte do Castelo, Feira do Açaí, Praça Frei Caetano Brandão, Igreja da Sé, Rua Siqueira Mendes (antiga Rua do Norte, primeira rua da capital paraense), Casa Rosada, Fábrica Soberana, Praça e Igreja do Carmo, Rua Joaquim Távora, Largo e Igreja de São João. Em seguida o grupo passa pela Rua Tomázia Perdigão, Palácio Lauro Sodré (Museu Histórico do Estado do Pará), Palácio Antônio Lemos (onde funcionam a prefeitura e o Museu de Arte de Belém), Praça do Relógio e o Museu do Círio.
“Geralmente, lembra-se da cidade na data do seu aniversário, quando o complexo histórico ganha notoriedade momentânea, sendo um dos principais espaços utilizados para a comemoração coletiva dos belenenses e o cenário escolhido para a cobertura da mídia. Todavia, no restante do ano, Belém pouco é lembrada, no sentido de se resgatar e conservar a memória do seu centro histórico”, afirma a professora Maria Goretti Tavares, coordenadora do projeto.
Os encontros são resultado dos estudos e debates realizados no grupo de pesquisa “Turismo e Desenvolvimento socioespacial na Amazônia”, vinculado à Faculdade de Geografia e Cartografia e ao Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPA. “O principal objetivo é a efetiva participação da sociedade local, por meio do resgate da memória socioespacial dos moradores, promovendo a valorização desses conhecimentos e despertando nessas pessoas a necessidade de preservar o patrimônio histórico e cultural do bairro”, afirma Goretti.
Os roteiros são ofertados à sociedade quinzenalmente de forma intercalada. Além do roteiro da Cidade Velha, há o roteiro do Ver-o-Peso ao Porto, o Roteiro da Belle Époque e o roteiro pelo interior do bairro da Campina (Comércio).
Inscrições: os interessados em participar do roteiro do dia 12 de janeiro precisam preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com. Não há limites de vagas e as inscrições são gratuitas.

Fonte: http://www.defender.org.br/grupo-da-ufpa-promove-roteiro-a-pe-pelas-ruas-da-cidade-velha/ 

















Complexo Feliz Lusitânia: Forte do Castelo e Casa das Onze Janelas. (Foto: João Ramid/ O Liberal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário