A arquitetura típica dos imigrantes europeus e as belezas naturais compõem o cenário do Caminho dos Príncipes, que abrange 20 cidades do Norte de Santa Catarina. Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itaiópolis, Itapoá e Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Massaranduba, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder são os municípios do roteiro.
A maior cidade do estado, Joinville, fica na região. Além da arquitetura, a cidade é referência latino-americana em turismo de eventos e turismo industrial. Conforme a Santur, as terras da cidade eram parte do dote de casamento da princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro 1, com o príncipe de Joinville. Por isso o local é conhecido como 'Cidade dos Príncipes'. O Museu Nacional de Imigração e Colonização e a Rua das Palmeiras são atrativos que retratam essa cultura.
São Francisco do Sul é outro local que se destaca na região. A cidade é uma ilha cercada por outras 24 ilhas. Faz parte da Baía Babitonga e abriga o maior porto da região. Além da natureza, que reúne cachoeiras, dunas, manguezais, restingas, lagoas e 17 praias, ainda há cerca de 400 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Entre as cidades no litoral, Itapoá é um dos destaques. O município possui pouco mais de 15 mil habitantes, segundo o Senso, mas no verão chega a receber 100 mil turistas. Possui 32 km de praias, além de matas e cachoeiras. O nome é de origem indígena e significa 'pedra que surge', em referência a uma rocha submersa que aparece quando a maré está baixa.
Em Araquari e outras cidades como Papanduva, Itaiópolis e São João do Itaperiú o turismo religioso se destaca. A cidade de Araquari fica às margens da Baía Babitonga e abriga o Santuário Senhor Bom Jesus, que atrai fiéis de todo o país. A Locomotiva Macuquinha e a Estação Ferroviária são outras opções conhecer a história da região.
A cidade de Guaramirim é
considerada um contraste cultural no turismo do estado. Por um lado,
atrai pelas festas religiosas e por outro é sede de um dos maiores
festivais de rock alternativo do estado, o Curupira Rock Club.
As opções de turismo destas e outras cidades são diversas, como a
maria-fumaça em Rio Negrinho. Cada uma guarda história e belezas
peculiares, que explicam o Caminho dos Príncipes e retratam a história e
a cultura da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário