sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Angra dos Reis (RJ) – Depredação em patrimônio histórico de Angra preocupa autoridades

O vandalismo no patrimônio histórico de Angra dos Reis vem preocupando as autoridades do município. Segundo informações da Fundação de Cultura (Cultuar) vários monumentos da cidade estão sendo depredados por vândalos, como por exemplo, os canhões da Praça do Porto. A prefeitura questiona ainda que muitos patrimônios estão em situação precária por abandono.
- Nós pegamos a prefeitura em si em um estado muito caótico, e os nossos patrimônios também. O convento São Bernardinho, por exemplo, está em péssimas condições, realmente muito abandonado, com o risco até de cair. Sem contar em vários monumentos que estão largados as traças e totalmente depredados. Por isso, já estamos fazendo um orçamento para recuperar todos os patrimônios da cidade, valorizando a história de Angra – explicou Marcos Venâncio – gerente de Patrimônio Histórico da Fundação de Cultura.
O poder público de Angra está atento as pichações que vem sendo feitas em patrimônios históricos da cidade. Em casos de pichação, a prefeitura ordena uma pintura imediata, porém, quando a depredação é em estruturas como pedras é necessário uma equipe especializada em restauração de patrimônio. Por isso, a prefeitura quer o quanto antes dar início a atividades de conscientização.
- Nós pretendemos iniciar projetos em escolas do município que relembrem toda a história da cidade, ressaltando a importância dos nossos monumentos para que as pessoas tenham essa noção e não queiram depredar aquilo que conta a nossa história – destacou Marcos Venâncio.
Valorizando a história de seu município, os moradores de Angra reprovam essa depredação aos monumentos.
- A gente acredita que isso é uma falta de vergonha por parte dos pichadores. Todos devem se conscientizar do quanto nosso patrimônio histórico é importante para a riqueza cultural de Angra. Nossa cidade é linda e não merece ser depredada – ressaltou o morador Humberto Malvão.

Fonte: http://www.defender.org.br/angra-dos-reis-rj-depredacao-em-patrimonio-historico-de-angra-preocupa-autoridades/ 














Depredação: Poder Público está atento as pichações que vem sendo feitas na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário