terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Conheça o principal museu sobre a arte popular mexicana

Prestes a completar sete anos de fundação, em março, o Museo de Arte Popular é o local ideal para quem deseja conhecer mais sobre a arte mexicana em todas as suas expressões. Localizado na Cidade do México, a instituição apresenta peças de madeira, barro, papel, plástico e têxteis feitas por artesões de diversas regiões do México.
O museu conta com quatro exposições permanentes. Na sala Esencia, a produção artesanal mostra a interação entre três pilares: homem, natureza e sociedade. Nela está o mural do pintor e caricaturista mexicano Miguel Covarrubias, pintado em 1947. A obra destaca a estreita relação entre os produtos artesanais e o meio ambiente, tema muito respeitado pelo povo local.
Na sala Vida Cotidiana é possível observar como a arte está presente no cotidiano dos mexicanos, por exemplo, com objetos decorativos e de função utilitária. A inserção aos costumes e o folclore do país continuam na sala Lo Fantástico, com peças inspiradas em cenas da natureza – elas são como uma fonte de inspiração e, muitas vezes, estão relacionadas com rituais.
Com a chegada da religião católica, trazida pelos espanhóis, os artistas indígenas encontraram na arte uma maneira de se expressar. Esse sentimento é passado nas obras da sala Lo Sagrado, em que as obras expressam magia, vida, morte e o mistério do divino. O último ambiente é dedicado ao estudo da arte popular e a oficinas de artesanatos.
Atualmente, o museu apresenta uma exposição temporária: “Yolanda Vargas Dulché – Contadora de historias”, escritora pioneira da literatura popular do México (até 31 de março). O local possui uma loja onde é possível comprar os melhores artesanatos da capital mexicana.

Serviço
Museo de Arte Popular

Centro Historico
Tel.: 00xx 52 55 5510.2201
Entrada: R$ 6

Fonte:  http://www.defender.org.br/conheca-o-principal-museu-sobre-a-arte-popular-mexicana/


















O Museo de Arte Popular é ideal para quem deseja conhecer mais sobre a arte mexicana Foto: Omar Bárcena/Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário