domingo, 17 de fevereiro de 2013

Porto Alegre/RS – Palacinho será renovado

Uma das construções incluídas entre as obras prioritárias no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas em Porto Alegre é o Palacete Santo Meneghetti, conhecido como Palacinho. Nem todos os moradores da Capital, porém, conhecem a importância política, histórica e arquitetônica de uma das obras mais charmosas da cidade.
Desapropriado em 1954 para ser utilizado pelo governo do Estado, a partir de 1967 serviu como sede provisória da Justiça Federal e, a partir de 1971, passou a ser residência e gabinete dos vice-governadores. Foi nesta época que surgiu o apelido “ Palacinho”, como um trocadilho com o Palácio Piratini, onde ficavam os governadores.
Tombado em 1996 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), como edificação de interesse de preservação, em dezembro de 2011 o espaço foi destinado, por decreto do governador Tarso Genro, como sede do Centro Cultural Palacinho – Fototeca do Rio Grande do Sul, que está em fase de implantação e abrigará a memória visual do Estado.
Atualmente, o local é utilizado por equipes do vice-governador, Beto Grill, e da primeira-dama, Sandra Genro.
De acordo com Sinara Sandri, assessora da primeira-dama, o financiamento do projeto está previsto para o segundo semestre deste ano, e a obra completa de restauração do Palacinho deve estar pronta no final de 2014.
Durante os trabalhos, o prédio será desocupado e, após o término, a Fototeca será finalmente aberta ao público.

Saiba quem foi Santo Meneghetti
Imigrante italiano, Santo Meneghetti fez fortuna com o comércio de banha e madeira. Mandou construir o palacete para servir como residência para o casal, os cinco filhos e suas respectivas famílias. Morou em Passo Fundo, em uma localidade chamada Desvio Meneghetti, antes de se transferir para a nova residência, em Porto Alegre (o atual número 300 da Avenida Cristóvão Colombo).

Fonte:  http://www.defender.org.br/porto-alegrers-palacinho-sera-renovado/















Palacinho passou a ser residência e gabinete dos vice-governadores em 1971 Foto: Diego Vara / Agencia RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário