terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Fiéis fazem campanha para restaurar santuário em Pouso Alegre, MG

Os fiéis do Santuário Imaculado Coração de Maria de Pouso Alegre (MG) estão empenhados em campanhas para conseguir dinheiro e recuperar a estrutura do templo, que foi destruída há cinco meses. Parte do teto da paróquia desabou em setembro de 2012 e a preocupação é de que ocorram novas quedas. Para evitar novos estragos, a expectativa dos frequentadores da igreja é arrecadar pelo menos R$ 500 mil e fazer uma reforma completa.
O santuário tem quase 110 anos e é tombado pelo patrimônio histórico do município. Nos arcos do teto de estilo gótico, alguns sinais já mostram o comprometimento da estrutura. A parte interna do teto já denuncia a idade da construção. Na época em que foi construída, não havia eletricidade e por isso, a rede elétrica não é embutida. Por isso, a fiação é antiga e os cabos são enrolados em lã. O forro nunca foi trocado e o telhado foi substituído há pouco tempo, mas não foi colocado corretamente, o que causou muitas infiltrações.
Segundo o pároco reitor do santuário, Heitor de Menezes, é possível observar que a madeira do teto está carunchada. “A corda que amarrava a estrutura era antiga e tememos que agora aconteçam novas quedas. Nós investigamos o restante da estrutura e vários pontos precisam da reforma”, disse.
A engenheira Cláudia Andrade e Silva reitera de que uma reforma no santuário é necessária. “Tem uma infiltração que está prejudicando e comprometendo seriamente a estrutura, no entanto, as obras devem ser conduzidas por uma equipe especializada”, comentou.
E se depender da vontade da comunidade, a reforma será feita rapidamente. “Eu não vejo a hora de ver a igreja reformada e sem medo de quedas”, disse uma das frequentadoras do santuário.

Serviço – Quem quiser ajudar o Santuário pode entrar em contato pelos telefones (35) 3421-1108 ou (35) 3421-4492.

Fonte: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2013/02/fieis-fazem-campanha-pare-restaurar-santuario-de-pouso-alegre-mg.html 

















Santuário Imaculado Coração de Maria de Pouso Alegre

















Campanha vai tentar recuperar estrutura de santuário. (Foto: Reprodução EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário