domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pontos turísticos terão placas para ‘salvar’ pedestre perdido em SP

Ontem à tarde, duas universitárias de São José do Rio Preto, mapas tirados do Google na mão, tentavam ir do Pateo do Collegio à praça da Sé, no centro de São Paulo.
O trajeto de pouco mais de cem metros pode parecer fácil para um paulistano. Mas era a primeira vez de Amanda Pereira, 22, e Carla Cristina Nunes, 29, na cidade. “Se você não é daqui, fica difícil se achar”, diz Amanda.
Andando a pé pelo centro, pedindo informações a policiais, as duas já tinham passado pela manhã por Mercado Municipal, parque da Luz, Pinacoteca e rua 25 de Março.
“Placas de orientação ajudariam muito o turista. Aqui [no Pateo do Collegio] poderia ter uma placa avisando: ‘Praça da Sé é para esquerda’”, sugere Carla.
Se as turistas voltarem no fim do ano, esse problema estará resolvido –é o que promete a SPTuris, empresa de turismo de São Paulo.
No segundo semestre, a empresa deve instalar as placas de sinalização turística para pedestres no centro. A licitação será aberta assim que o Conpresp (órgão municipal do patrimônio histórico) aprovar o projeto.
Serão 74 locais, entre atrativos turísticos –como a igreja da Sé, Museu da Língua Portuguesa, edifício Itália e o antigo prédio do Banespa– e ruas de comércio popular como a 25 de Março, a Santa Ifigênia e a José Paulino.
Serão três tipos de placas. Um deles vai dar a direção dos principais atrativos, para o pedestre saber qual caminho deve seguir.
O outro vai contar um pouco sobre o local, como a história e estilo arquitetônico, e terá até um código “QR code” que permite, pelo celular, acessar mais informações pela internet, como horário de funcionamento e venda de ingressos, se houver.
O terceiro tipo de placa terá informações sobre a região –que pode ser uma praça, um parque, um terminal de ônibus e uma estação de metrô, por exemplo–, com dados sobre os pontos turísticos do entorno, mapa indicativo e distância até aquele local.
As placas vão custar cerca de R$ 600 mil vindos de um convênio com o Ministério do Turismo que já custeou a sinalização para carros.
De acordo com a diretora de Turismo da SPTuris, Luciane Leite, a empresa vai procurar o ministério para fazer o mesmo em outras áreas, como Vila Madalena e a região da avenida Paulista. A ideia é que tudo esteja pronto até a Copa de 2014. Por Evandro Spinelli e Leandro Machado

Fonte:  http://www.defender.org.br/pontos-turisticos-terao-placas-para-salvar-pedestre-perdido-em-sp/



Nenhum comentário:

Postar um comentário